7 de novembro de 2018
O Partido da Segurança, da turma do 3º ano C, venceu as eleições com 55,6% dos votos
Durante o primeiro semestre, as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, sob orientação das professoras Kelly Sakata (3º A), Cellem Sansana Ferreira (3º B), Palloma Santos Delgobo (3º C) e Lilian Sahd Przytocki (3º D) trabalharam o projeto Eleições. Os alunos participaram de palestras com secretários do município, aprenderam sobre o processo eleitoral, criaram partidos, escolheram os representantes políticos, fizeram campanha e, no dia 03 de outubro, durante a exposição dos trabalhos na Feira da Cultura Sepam 2018, aconteceu a votação tendo como eleitores os alunos do 1º ao 5º ano. Resultado: segundo turno. O Partido da Educação recebeu 32,6% e o Partido da Segurança 31,1% dos votos.
O segundo turno aconteceu na tarde do dia 27 de outubro e apresentou como vencedor o Partido da Segurança, com 55,6% dos votos, tendo como representantes as alunas Valentina Moro, no cargo de prefeita, e Lívia Zander Laroca, vice.
“Eleição é poder escolher os candidatos que têm propostas boas”, entende Lívia. As meninas candidataram-se e foram as mais votadas pelos colegas para representarem a turma.
Com este trabalho, as professoras puderam intensificar a discussão sobre o papel dos governantes e a responsabilidade dos eleitores em escolherem os candidatos que melhor os representam. “O projeto fez com que os alunos desenvolvessem diversas habilidades, como a socialização e a oralidade. Eles puderam compreender que um governo envolve diversas esferas e que o governante é aquele que representará a população, por isso, ele precisa ter uma postura adequada e propostas baseadas nas necessidades do povo”, explica a professora Palloma, que realizou o trabalho com a turma do partido vencedor.
Saiba mais sobre o projeto “Eleições” aqui: http://www.sepam.com.br/noticia/alunos-do-3o-ano-apresentam-o-projeto-eleicoes-na-feira-da-cultura-2018/.