Docente Online

Aluno Online

Qual a relação das pandemias com o Enem Digital e impresso?


23 de abril de 2020

Enem Digital acontecerá pela primeira vez em outubro e deverá atingir até 100 mil estudantes  

Os estudantes do Ensino Médio terão, pela primeira vez, a oportunidade de participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na modalidade digital. Este modelo será aplicado nos dias 22 e 29 de novembro nas capitais brasileiras e poderá atingir até 100 mil alunos no Brasil. A versão tradicional (impressa) acontecerá em 01 e 08 de novembro. Como o Enem Digital é um projeto-piloto e direcionado somente para quem está no último ano do Ensino Médio ainda não há uma opinião dos especialistas e dos próprios estudantes sobre qual versão é melhor, mas um questionamento ronda o meio estudantil: as pandemias deverão ser assunto das provas?

Para o professor e coordenador do Sepam Vestibulares em Ponta Grossa (PR), Yuri Sócrates Saleh Hichmeh, o contexto pandemias será algo que estará presente nas provas de muitas universidades, inclusive nas do Enem. “Como a prova do Enem é interdisciplinar podemos esperar questões que envolvam as pandemias do passado, tanto no aspecto histórico, social e biológico, e questões que envolvam este conteúdo dentro da redação”, avalia.

O professor lembra que o Sepam, ao longo do Ensino Médio, trabalha com os alunos os eixos temáticos e questões voltadas ao Enem, realizando simulados periódicos no formato das provas do exame nacional. “O objetivo é ajudar o aluno neste modelo de prova do Enem que é mais interpretativa e com perguntas que tendem a apresentar um aspecto mais interdisciplinar e isto trabalhamos corriqueiramente”, explica.

Yuri destaca que o Sepam atua no sistema de preparo contínuo dos alunos durante os três anos do Ensino Médio. “Preparamos os nossos alunos durante os três anos para as provas do Enem e sem descuidar do vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Processo Seletivo Seriado (PSS) ”, afirma.

Para ele, independente da forma que o aluno escolha participar do Enem, digital ou tradicional, é importante que ele esteja bem preparado e não desperdice os momentos de estudos, mesmo que todo o preparo esteja acontecendo de forma online devido ao coronavírus (Covid 19). “O grau de dificuldade das provas do Enem Digital e tradicional será o mesmo, por isso é importante estar muito bem preparado e atualizado sobre o assunto pandemia, inclusive sobre as pandemias que aconteceram no passado”, assegura.

O Enem Digital não aceitará treineiros, que são os alunos que farão a prova sem estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio. As provas também serão aplicadas apenas nas capitais brasileiras. “A nossa recomendação, para os nossos alunos, é que eles façam as provas presenciais, sem precisar se deslocar para outras cidades”, finaliza.