Docente Online

Aluno Online

Professor de PG lista dicas para alunos planejarem estudos ao longo do ano


19 de janeiro de 2022

Para quem pretende se matricular em um curso preparatório para os processos seletivos, o Sepam Vestiba está com as inscrições abertas 

 

Ponta Grossa, janeiro de 2022 – A chegada de um novo ano é, para muitos, sinônimo de traçar metas em busca dos sonhos. Um dos desejos que costuma permear a mente de jovens e adolescentes é o de conquistar uma vaga em uma universidade renomada para cursar o ensino superior. E para quem busca alcançar esse objetivo, uma atitude é essencial: estudar.  

Em Ponta Grossa, o Sepam Vestibulares é uma das instituições que auxilia os alunos na preparação para os testes seletivos, e as inscrições já podem ser feitas para alguns cursos, com foco nos exames para o ingresso à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Um deles é o Semiextensivo, que iniciou no mês de novembro de 2021 e se encerra no dia 18 de março, período que antecede o vestibular da UEPG. As aulas acontecem no período da tarde e o aluno matriculado recebe os materiais de estudos inclusos. Estudantes de escola pública possuem desconto de 20% para cursar essa modalidade. 

Outro formato que está com as inscrições abertas e que se inicia em 7 de fevereiro é o Terceirão/Extensivo, que possui foco no vestibular da UEPG e no Enem, além de preparar também para outros processos seletivos. Quem opta pela modalidade possui seis aulas pela manhã, plantões de dúvida à tarde, oficinas de redação e simulados periódicos.  

Em 7 de fevereiro também começa o curso Intensivo de Específicas da UEPG. Nesta modalidade são ofertadas as disciplinas de Química, Física e Biologia. O aluno pode optar por uma ou mais matérias. As aulas são voltadas à resolução de questões de alta complexidade. Cada disciplina possui quatro aulas semanais. Os horários das aulas são das 18h50 às 20h10. 

Como o próximo vestibular da UEPG ocorre em 20 de março, o Sepam Vestibulares vai promover entre os dias 14 de fevereiro e 18 de março o Intensivão, focado na preparação final para o exame. O curso é voltado para revisão de conteúdo, com aulas teóricas e resolução de exercícios.  

Na semana que antecede o vestibular da UEPG, de 14 a 18 de março, o Sepam Vestibulares também ofertará os Aulões de Véspera, focados na revisão de conteúdo e na resolução de exercícios. As aulas ocorrem à noite, sendo uma oportunidade para os alunos fixarem os conteúdos estudados. 

De acordo com o coordenador do Sepam Vestibulares, que também é professor dos cursos preparatórios oferecidos pela instituição, Yuri Sócrates, para quem deseja ser aprovado em algum vestibular, é necessário ter uma rotina de estudos aliada a momentos de lazer, a fim de otimizar o processo de aprendizagem.  

Nesse sentido, a escolha por um curso preparatório é essencial para auxiliar na organização e apreensão dos conteúdos. “O Sepam Vestibulares possui professores habilitados para ensinar aos alunos, antenados com as últimas provas da UEPG e disponíveis para tirar as dúvidas existentes dos estudantes”, cita Yuri. 

O professor lista cinco dicas para quem deseja planejar os estudos ao longo de 2022.  

  1. Quanto antes o aluno sabe em qual curso e instituição ele quer ingressar, antes ele consegue planejar o estudo: “foi-se o tempo em que o aluno estudava, estudava e passava em vestibulares no Brasil inteiro. Hoje em dia os vestibulares são cada vez mais específicos, com carácteres únicos. O preparo do aluno tem que dialogar não só com a apreensão dos conteúdos, mas em conhecer como a respectiva instituição os trabalha. São estudos diferentes, ainda que sejam os mesmos conteúdos”, ressalta Yuri. 
  1. Prezar não pela quantidade de horas de estudos, mas pela qualidade: “é importante lembrar a diferença entre ter tempo de estudar e saber estudar. Não adianta o aluno ler muito a parte teórica, mas não resolver exercícios”, destaca o professor. Conforme Yuri, a resolução de questões é a melhor forma de apreender o conteúdo, porque proporciona ao aluno o entendimento de como aplicar a teoria nos exercícios propostos. Isso testa o conhecimento do vestibulando e faz ele compreender o caráter da instituição. 
  1. Ter consistência no estudo: “não adianta ver seis aulas da manhã, mais 8 horas no contraturno, e no outro dia não estudar. A boa preparação exige rotina, horários de início e término”, sustenta Yuri. Segundo o professor, o estudo diário envolve assistir aulas, resolver questões e conseguir dedicar a mesma carga horária para as mais diversas disciplinas, não só para as específicas do curso requerido. Outro ponto importante é não dormir com a dúvida na cabeça, mas tentar solucioná-la com profissionais habilitados. 

 

  1. Incluir o lazer na rotina:  de acordo com o docente, é necessário que o vestibulando durma e coma bem para aprender os conteúdos estudados, além de ter um momento para fazer o que gosta. “Nem que seja um episódio de série por dia ou sair com a pessoa querida. Estudar com consistência não significa abdicar do videogame, de namorar e de praticar exercícios físicos. O importante é incorporar todos esses momentos dentro da rotina e ter um momento do dia realmente seu”, alega o coordenador do Sepam Vestibulares, que também sustenta a importância de os alunos estudarem separados do celular e de possíveis distrações. 
  1. Reservar o sábado ou o domingo para ser um dia realmente livre, sem estudos: o professor complementa que um dia de descanso é essencial para que o aluno inicie a próxima semana com mais energia para os estudos. 

Para aqueles que não se inscreveram para o vestibular da UEPG que ocorrerá em março, não há problemas. Em dezembro está programado um novo processo seletivo e no mês de maio um novo curso Semiextensivo será ofertado pelo Sepam Vestibulares para preparar os alunos até o último mês do ano.  

Os interessados em conhecer o Sepam Vestibulares podem visitar a instituição, localizada na rua Tiradentes, 602. As matrículas podem ser feitas pelo WhatsApp ou telefone do Colégio: (42) 3224-2300. 

 

Sobre o Colégio Sepam

Fundado em 1939, na cidade de Ponta Grossa (PR), pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993.

Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional – o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos).

Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição completa 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes em aprovações do Paraná, com mais de 10 mil alunos aprovados em destacadas universidades brasileiras.

O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.br, facebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).
Informações para a imprensa

MAPA360
Andressa Zaffalon – Assistente de Comunicação – andressa@mapa360.com.br (44) 99888-0857
Maria Priscila – CEO – mp@mapa360.com.br