Docente Online

Aluno Online

Jovem de Ponta Grossa lança livro de crônicas no Sepam Vestibulares nesta quinta-feira


17 de novembro de 2021

A obra ‘Memórias Araucárias’ é de autoria de Aline Sviatowski 

Ponta Grossa, novembro de 2021. A ponta-grossense de 27 anos, Aline Sviatowski, lança nesta quinta-feira (18) seu primeiro livro. Intitulado de ‘Memórias Araucárias’, a obra reúne crônicas de lembranças da cidade princesina e de outros ambientes paranaenses. O lançamento acontece no Sepam Vestibulares, às 18h30, e conta também com um bate-papo com a presença do professor de Literatura e Redação, Élio Antunes. 

Aline é atualmente estudante de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e também vestibulanda. Com o sonho de cursar Medicina, a jovem ainda cultiva outro desejo: ser escritora. A trajetória de Aline com a escrita começou na adolescência, aos 14 anos. Na ocasião, porém, a garota escrevia crônicas, contos e poesias como um hobby. Foi a partir de suas vivências de estudos para o vestibular que Aline começou a perceber que poderia explorar mais o dom em redação. 

De acordo com a jovem, o aprendizado adquirido no Colégio Sepam foi essencial para aprimorar sua desenvoltura com a escrita e é também por este motivo que o local escolhido para o lançamento da obra fosse a própria instituição. “Eu entrei no Sepam no terceiro ano do Ensino Médio e faço cursinho pré-vestibular até hoje no Colégio. Os ensinamentos obtidos me ensinaram não só para o momento das provas, mas, também para a vida. Vi no professor de Literatura e Redação uma inspiração. Eu usava as dicas dele de leitura e foi assim que aperfeiçoei a minha habilidade de leitora, que depois ajudou a me transformar em escritora com as orientações que recebia”, ressalta a estudante. 

Com os estudos e as provas de vestibulares realizadas, Aline percebeu que poderia investir na prática da escrita. Recentemente, no último vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ela gabaritou a prova de redação. O resultado, porém, não foi o único em sua carreira. Em 2019, a estudante também gabaritou a redação do vestibular da Unicamp, recebeu honra ao mérito da instituição, e teve seu texto inserido no livro de melhores redações de vestibular da Universidade. A nota máxima também foi conquistada nos processos seletivos da Unicentro e da Unesp.  

Além dos resultados expressivos nos vestibulares, Aline ainda se destacou em concursos literários. Em 2020, a jovem conquistou os dois primeiros lugares na categoria popular do concurso da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (Apla), que teve como temática ‘Ponta Grossa, qual é a sua saudade?’. Os textos vencedores foram ‘Um VHS da infância’ e ‘Trem das onze ou das seis’ 

O bom desempenho de Aline em várias oportunidades fez alguns professores enxergarem na garota uma referência em redação dentre os vestibulandos, como é o caso do docente Élio Antunes. “A Aline foi minha aluna no Sepam Vestibulares durante um ano e meio. Tímida, ela era bem acima da média em redação. Ajudei-a a corrigir alguns defeitozinhos no texto dela e não foi surpresa para mim quando a Unicamp escolheu a redação dela para inserir no livro de melhores redações do vestibular 2019”, destaca, o professor, que redigiu a contracapa da obra. 

No livro Memórias Araucárias, além de abordar as lembranças das peculiaridades dos Campos Gerais e do Paraná, ela também traz a reflexão sobre a possível extinção das araucárias, um dos símbolos do estado. A editora do livro é a Penalux. O livro estará disponível por R$ 40. O Sepam Vestibulares localiza-se na rua Tiradentes, 602.