Carregando

Tecnologia Educacional: como usar na medida certa


25 de setembro de 2017

 

Os recursos tecnológicos auxiliam na compreensão do conteúdo e também aproximam o professor do aluno

Quando o assunto é utilizar tecnologia na educação, nem todos encaram a proposta com bons olhos. Isto porque o uso pessoal que é feito de tablets e celulares, por exemplo, para entretenimento em mídias sociais, ou a participação de jogos online, a princípio, não combina com a intenção da escola. Porém, a partir de objetivos educacionais bem definidos, formação adequada dos professores e estrutura apropriada, a educação pode beneficiar-se e muito dos recursos digitais.

“A tecnologia entra como meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Havendo um planejamento pedagógico adequado aos objetivos educacionais pretendidos e apropriação da tecnologia pelo professor, qualquer disciplina curricular pode ser beneficiada”, explica a gerente de Tecnologia Educacional do Colégio Sepam, Talita Moretto.

Por acreditar na importância de preparar seus alunos para uso das inovações tecnológicas, e ajudá-los na apropriação e na gestão dos diversos recursos digitais que lhes são apresentados diariamente, desde 2013 o Colégio Sepam, em Ponta Grossa (PR), investe no setor de tecnologia educacional (TE).

A tecnologia facilita a compreensão do conteúdo de uma disciplina, é capaz de promover experiências autênticas, incentivar a criação e a colaboração, além de aproximar mais os estudantes dos professores e da escola.

Mas é preciso ter cuidado para não errar na dose. De acordo com a gerente de Tecnologia Educacional, é a partir de um planejamento adequado aos objetivos educacionais pretendidos que o professor vai dosar os momentos certos para inserir a tecnologia em sala de aula, bem como orientar os alunos a utilizarem tecnologia para complementar seus estudos, contando com o apoio dos pais, que têm um papel fundamental nesse acompanhamento.

Segundo Talita, como os jovens são usuários e apreciadores da tecnologia, o professor precisa encontrar meios adequados para adotá-la dentro e fora da sala de aula. “Os jovens têm afinidade com a tecnologia, habilidade em manusear e facilidade para aprender, mas sem orientação, sem a mediação de pais e professores, eles não sabem como utilizar de forma adequada”, assinala.

 

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam oferecerá cursos de Astronomia, Empreendedorismo e Mídias Digitais em inglês, em parceria com a Texas Tech University

27 de fevereiro de 2023

Os cursos estarão disponíveis para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio O Colégio Pontagrossense Sepam abre as matrículas para novos cursos extracurriculares de[...]

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam celebra Valentine’s Day com os alunos abordando o amor ao próximo

17 de fevereiro de 2023

Durante esta semana, o Colégio Pontagrossense – SEPAM realizou atividades com os alunos em celebração ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados), que é comemorado em diferentes países,[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam premiações em torneio de xadrez de Piraí do Sul

16 de fevereiro de 2023

Dois participantes ficaram com as segundas colocações em suas categorias e outros dois conquistaram a 3ª e 4ª posições Quatro atletas ponta-grossenses do sub-14 e sub-12 representaram o Colégio Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

    Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam