Carregando

Sucesso no Enem: confira dicas do colégio que é primeiro lugar por nove anos consecutivos


18 de setembro de 2019

Entre os dias 3 e 10 de novembro acontecerá mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sepam, colégio que pelo nono ano é primeiro lugar no Enem em Ponta Grossa, está preparando os seus alunos. Além do conteúdo, os estudantes recebem dicas que vão ajudar a conquistar boas notas no exame.

A prova é composta por 180 questões objetivas de múltipla escolha, divididas entre quatro áreas do conhecimento, e a redação. No primeiro dia de provas, os estudantes encontrarão questões de Ciências Humanas, Linguagem e Códigos. O professor de Gramática do Sepam Vestibulares, Luís Borba, chama a atenção para as Funções da Linguagem. “É um assunto que cai bastante, mas é muito fácil. Nos anos anteriores a prova trouxe muitos textos do modernismo da primeira fase; eu acredito que agora será explorado cem anos antes, com textos da primeira fase do romantismo, período mais nacionalista”, avalia Borba.

Ainda no primeiro dia, os estudantes precisam encarar uma redação de no máximo trinta linhas. O tema, em geral, costuma abordar alguma questão social brasileira.  “Estabeleça causas dessa questão e apresente soluções para ela, nada mais que isso. Porém, existe um segredinho que todo estudante precisa saber: das cinco competências que os avaliadores das redações usam para dar a nota, a quinta costuma ter a nota mais baixa, que é justamente a competência que cobra a solução (ou soluções). Por isso, capriche”, alerta Borba.

O professor ainda orienta que os estudantes acessem o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e conheçam as redações nota 1000 do Enem de 2018. “Leiam, releiam e tresleiam as redações. Observem como os estudantes que obtiveram nota máxima escreveram a solução e imite-os”, completa.

No segundo dia, as questões são sobre Ciência da Natureza e Matemática. De acordo com o professor de Física, Marco Aurélio Makoski, a prova é muito variada em conteúdos, mas principalmente com questões de eletricidade, mecânica e ondas. “Estes assuntos são cobrados por meio de exemplos do cotidiano. A prova deve ser respondida com muita atenção, pois os gráficos e as tabelas são pura interpretação e, às vezes, nem é preciso conteúdos teóricos específicos para responder”, explica.

Já na disciplina de Biologia, os estudantes devem se preparar para as perguntas acerca da Ecologia. “Como o Brasil está enfrentando uma turbulência quanto às questões ambientais, a ecologia é um assunto em potencial para ser cobrado”, alerta o professor Luiz Frederico Petla.

No ranking feito pela Folha de São Paulo, o Colégio Sepam é hoje o 10º colocado geral (provas objetivas) no Paraná no Enem e o 1º em Ponta Grossa.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

A distância, Sepam treina atletas em seis modalidades e vem aumentando as atividades

25 de maio de 2020

Com aulas online os alunos são treinados no futsal, basquete, xadrez, judô, ginástica rítmica e expressão corporal

Para continuar próximo dos atletas e seguir com a rotina de...

SAIBA MAIS+

Judô nas escolas é tema de live do Sepam

21 de maio de 2020

O Colégio Pontagrossense Sepam fará uma live sobre a prática do judô no âmbito escolar. A transmissão acontecerá na página no Facebook (facebook.com/sepamcolegio), neste sábado (23), às 17 horas,...

SAIBA MAIS+

É possível se concentrar estudando em casa? Vestir o uniforme escolar pode ajudar

7 de maio de 2020

Pais devem auxiliar os filhos na organização do ambiente onde os estudos acontecem

Com a manutenção da proibição de aulas presenciais devido ao Covid-19, e visando à manutenção da...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam