Carregando

Sepam apresenta segunda edição do Projeto Literário Coletâneas


29 de outubro de 2018

Evento reuniu mais de 650 pessoas em cerimônia especial no Salão Majestoso do Clube Ponta Lagoa

Aconteceu, na noite do dia 22 de outubro, a apresentação da segunda edição do Projeto Literário Coletâneas Sepam. O evento reuniu mais de 650 pessoas entre pais, alunos e professores no Salão Majestoso do Clube Ponta Lagoa. Esse projeto, que tem como objetivo principal estimular os alunos à prática da leitura e da escrita, iniciou em 2017 com a publicação do livro “Coletâneas de Contos”, com textos de 68 alunos do 8º ano. A edição de 2018 abrangeu todo ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) – dez turmas, 296 alunos e sete professoras, resultando na publicação de cinco livros (três em português e dois em inglês).

Os textos foram escritos durante o primeiro semestre nas aulas de Produção de Texto em português e em inglês, sob a orientação das professoras: Ana Caroline Cavanhari Neumann, Ana Marina Giebeluka, Jaqueline Zanluchi e Marcela Marabeli. O trabalho desenvolvido pelas professoras procurou integrar oralidade, escrita, estrutura textual e aspectos gramaticais. “Temos o objetivo de despertar o gosto pela escrita, que os estudantes percebam que por meio dela podem registrar suas emoções e percepções de mundo. Além disso, esse projeto amplia o gosto pela leitura, permite que eles conheçam melhor os idiomas, aumentem seu vocabulário e seu poder de argumentação”, explica a coordenadora pedagógica geral do Sepam, Sônia Mongruel.

As obras foram ilustradas pelos próprios alunos com supervisão da professora de Artes, Jéssyka Fipke. A revisão textual em português foi realizada pela professora Yara Novatzki e em inglês da professora Angelica Moreira Justo.

Os livros estão disponíveis em versão digital para download no site http://www.sepam.com.br/fundamental-6o-ano-9o-ano/

Cinco livros, muitos autores

O livro “Lendas Adaptadas” traz as produções dos alunos do 6º ano, com a orientação da professora Ana Marina Giebeluka, que foram imersos no universo das lendas (indígenas, folclóricas, populares, urbanas, entre outras). O desafio foi recriar uma lenda inserindo elementos modernos à narrativa.

Os alunos do 7º ano, após um trabalho intenso de estudo, com a orientação da professora Ana Caroline Cavanhari Neumann escreveram Haikais (poemas curtos de origem japonesa).  O poeta Kleber Bordinhão teve uma participação importante neste trabalho ao ministrar oficinas para os alunos e auxiliar na revisão dos poemas.

As turmas do 8º ano produziram dois livros. O primeiro deles, em português, traz “Histórias de Família”. Sob a orientação da professora Marcela Marabeli, os alunos foram estimulados a conversar com familiares e resgatar histórias emocionantes, engraçadas ou tristes, e recontá-las. Além disso, nas aulas de inglês do Programa Bilíngue do Sepam, com a orientação da professora Jaqueline Zanluchi, eles escreveram o livro “Chronicles”, o qual traz crônicas baseadas na obra “Revolução dos Bichos”, de George Orwell.

“O projeto ficou popular entre os alunos, principalmente, porque o professor não será o único leitor do texto que eles escreveram. Somado a isso, o fato de o livro ser impresso e entregue aos pais incentiva uma grande participação”, explica a professora de Língua Portuguesa e de Produção de Texto, Marcela.

Por fim, as turmas do 9º ano produziram o livro “Diary Pages”, no qual escreveram páginas de um diário inspirados na famosa obra “Diário de Anne Frank”. “Percebemos o esforço e a dedicação de todos. O fato dos textos serem publicados em um livro valorizou muito o trabalho dos nossos alunos”, conta a professora de Inglês, Jaqueline Zanluchi.

Confira os registros do evento aqui.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam oferecerá cursos de Astronomia, Empreendedorismo e Mídias Digitais em inglês, em parceria com a Texas Tech University

27 de fevereiro de 2023

Os cursos estarão disponíveis para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio O Colégio Pontagrossense Sepam abre as matrículas para novos cursos extracurriculares de[...]

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam celebra Valentine’s Day com os alunos abordando o amor ao próximo

17 de fevereiro de 2023

Durante esta semana, o Colégio Pontagrossense – SEPAM realizou atividades com os alunos em celebração ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados), que é comemorado em diferentes países,[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam premiações em torneio de xadrez de Piraí do Sul

16 de fevereiro de 2023

Dois participantes ficaram com as segundas colocações em suas categorias e outros dois conquistaram a 3ª e 4ª posições Quatro atletas ponta-grossenses do sub-14 e sub-12 representaram o Colégio Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

    Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam