Carregando

Sepam apresenta segunda edição do Projeto Literário Coletâneas


29 de outubro de 2018

Evento reuniu mais de 650 pessoas em cerimônia especial no Salão Majestoso do Clube Ponta Lagoa

Aconteceu, na noite do dia 22 de outubro, a apresentação da segunda edição do Projeto Literário Coletâneas Sepam. O evento reuniu mais de 650 pessoas entre pais, alunos e professores no Salão Majestoso do Clube Ponta Lagoa. Esse projeto, que tem como objetivo principal estimular os alunos à prática da leitura e da escrita, iniciou em 2017 com a publicação do livro “Coletâneas de Contos”, com textos de 68 alunos do 8º ano. A edição de 2018 abrangeu todo ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) – dez turmas, 296 alunos e sete professoras, resultando na publicação de cinco livros (três em português e dois em inglês).

Os textos foram escritos durante o primeiro semestre nas aulas de Produção de Texto em português e em inglês, sob a orientação das professoras: Ana Caroline Cavanhari Neumann, Ana Marina Giebeluka, Jaqueline Zanluchi e Marcela Marabeli. O trabalho desenvolvido pelas professoras procurou integrar oralidade, escrita, estrutura textual e aspectos gramaticais. “Temos o objetivo de despertar o gosto pela escrita, que os estudantes percebam que por meio dela podem registrar suas emoções e percepções de mundo. Além disso, esse projeto amplia o gosto pela leitura, permite que eles conheçam melhor os idiomas, aumentem seu vocabulário e seu poder de argumentação”, explica a coordenadora pedagógica geral do Sepam, Sônia Mongruel.

As obras foram ilustradas pelos próprios alunos com supervisão da professora de Artes, Jéssyka Fipke. A revisão textual em português foi realizada pela professora Yara Novatzki e em inglês da professora Angelica Moreira Justo.

Os livros estão disponíveis em versão digital para download no site http://www.sepam.com.br/fundamental-6o-ano-9o-ano/

Cinco livros, muitos autores

O livro “Lendas Adaptadas” traz as produções dos alunos do 6º ano, com a orientação da professora Ana Marina Giebeluka, que foram imersos no universo das lendas (indígenas, folclóricas, populares, urbanas, entre outras). O desafio foi recriar uma lenda inserindo elementos modernos à narrativa.

Os alunos do 7º ano, após um trabalho intenso de estudo, com a orientação da professora Ana Caroline Cavanhari Neumann escreveram Haikais (poemas curtos de origem japonesa).  O poeta Kleber Bordinhão teve uma participação importante neste trabalho ao ministrar oficinas para os alunos e auxiliar na revisão dos poemas.

As turmas do 8º ano produziram dois livros. O primeiro deles, em português, traz “Histórias de Família”. Sob a orientação da professora Marcela Marabeli, os alunos foram estimulados a conversar com familiares e resgatar histórias emocionantes, engraçadas ou tristes, e recontá-las. Além disso, nas aulas de inglês do Programa Bilíngue do Sepam, com a orientação da professora Jaqueline Zanluchi, eles escreveram o livro “Chronicles”, o qual traz crônicas baseadas na obra “Revolução dos Bichos”, de George Orwell.

“O projeto ficou popular entre os alunos, principalmente, porque o professor não será o único leitor do texto que eles escreveram. Somado a isso, o fato de o livro ser impresso e entregue aos pais incentiva uma grande participação”, explica a professora de Língua Portuguesa e de Produção de Texto, Marcela.

Por fim, as turmas do 9º ano produziram o livro “Diary Pages”, no qual escreveram páginas de um diário inspirados na famosa obra “Diário de Anne Frank”. “Percebemos o esforço e a dedicação de todos. O fato dos textos serem publicados em um livro valorizou muito o trabalho dos nossos alunos”, conta a professora de Inglês, Jaqueline Zanluchi.

Confira os registros do evento aqui.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Atividade ensina como amarrar os cadarços

14 de agosto de 2019

Prática estimula a coordenação motora fina das crianças

Na segunda-feira (12), os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental do período estendido do Colégio SEPAM realizaram uma...

SAIBA MAIS+

Alunos do 5º ano participam do projeto Soletrando

14 de agosto de 2019

Competição amplia o vocabulário e auxilia na escrita

Na última sexta-feira (09), aconteceu mais uma edição do Soletrando, projeto realizado...

SAIBA MAIS+

Sepam realiza 40° Jispam

13 de agosto de 2019

O Colégio Sepam realizou no sábado, 10, a abertura do 40° JISPAM – Jogos Interséries Professor Altair Mongruel, com a presença do criador da competição, Carlos Alberto de Oliveira. Carlos foi...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam