Carregando

Haitiano ganha bolsa do Sepam e consegue aprovação na UEPG


24 de setembro de 2019

Há seis anos, quando saiu do Haiti e entrou clandestinamente no Brasil, Willian Guillaumette, hoje com 21 anos de idade, não imaginava morar em Ponta Grossa (PR) e ser aprovado em primeiro lugar no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O ingresso no curso de Matemática não seria possível sem a ajuda do Instituto João XXIII, que recebeu o jovem na cidade, e do Colégio Sepam, que lhe concedeu uma bolsa de estudos para o curso pré-vestibular.

“Eu fiquei muito feliz quando soube que passei no vestibular. Fiz quase quatro meses de cursinho e se não fosse essa possibilidade de estudos que me foi concedida eu não passaria tão rápido. Eu me esforcei bastante”, afirma Willian.

Professor e coordenador do Sepam Vestibulares, Yuri Sócrates Saleh Hichemeh diz que para a equipe do Sepam é uma satisfação receber estudantes de outros países. “A entrada de Willian no ensino superior é motivo de alegria para toda nossa equipe. Este fato mostra que a inclusão de pessoas como ele em nosso país pode se dar também por meio da educação”, observa o professor.

A trajetória de Willian até a chegada no Paraná não foi nada fácil. O grupo do qual ele fazia parte e tinha como destino a Guiana Francesa foi abandonado em Macapá (AP). A pedido do Ministério Público ele foi levado para uma organização católica macapaense, onde conheceu o padre Eusébio Rossa, que muito o auxiliou no Brasil.

Um ano depois, o padre foi transferido para Fortaleza (CE) e levou Willian junto consigo. Lá o jovem cursou o primeiro ano do Ensino Médio, seguindo então para Ponta Grossa, onde reside no Instituto João XXIII, entidade que acolhe jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Parceiro do Sepam em diversas ações, o Instituto pleiteou atendimento especial para o jovem haitiano, tendo Willian correspondido plenamente com muita dedicação aos estudos.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Enxadristas do Sepam participam do Aberto do Brasil de Carnaval em São Paulo

21 de fevereiro de 2020

Os enxadristas do Colégio Pontagrossense Sepam, Leonardo Herai Borges e Anderson Lemes da Silva, irão participar do Aberto do Brasil de Carnaval 2020, no Clube de Xadrez São Paulo (SP), de 22 a 25...

SAIBA MAIS+

Sepam participa de conferência da Universidade de Missouri

14 de fevereiro de 2020

O Colégio Pontagrossense Sepam está presente na Conferência Anual da Universidade do Missouri. O evento, que acontece em São Paulo de 13 a 15 de fevereiro, tem a presença da coordenadora do Sepam...

SAIBA MAIS+

Pais dão dicas para escolher o colégio para os filhos

20 de janeiro de 2020

O ano letivo se aproxima e surge a dúvida de como escolher uma boa instituição de ensino para os filhos. Os questionamentos são comuns tanto aos pais de primeira viagem quanto aos que mudam de...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam