Carregando

Filosofia: Alunos simulam eleições em sala de aula


19 de setembro de 2018

Política é um assunto complicado para todas as idades, ainda mais para crianças de 11 anos. Mas isso não impediu o professor de Filosofia, Marcos Trancoso, de propor aos alunos do 6º ano do Colégio Sepam uma atividade além da teoria. Os estudantes entraram no clima das eleições criando chapas e propostas políticas.

A partir do conteúdo do terceiro bimestre – Política – o professor trabalhou o conceito de democracia. Ele resgatou sobre o surgimento da democracia, na Grécia Antiga, explicando aos alunos que o povo vota e o povo tem o poder. Nos bimestres anteriores as turmas já haviam estudado sobre ética e virtudes, temas que ajudaram na compreensão do assunto.

Na primeira etapa da atividade, os estudantes foram divididos em grupos. O professor foi quem conduziu essa divisão para as equipes fossem mescladas – pessoas diferentes com ideias diferentes debatendo. Cada equipe montou uma chapa com propostas para quatro áreas: Educação, Esporte, Atividades Culturais e Intervenção Social.

A segunda etapa foi apresentar essas propostas ao público (colegas da turma). No discurso, os grupos precisavam enfatizar os motivos que levariam o público a votar neles, ou seja, defender suas propostas, porque somente com o voto da maioria a chapa se elege. Para isso, foi necessário ter uma boa retórica.

A terceira e última etapa foi a votação, tendo como regra: Votar em uma chapa que não fosse a sua.

“Eles tiveram que fazer o discurso, defender suas propostas, manter a postura, aceitar as críticas e, ao final, saber votar. Como se escolhe o partido? Se eu não estou no poder, como escolher quem irá me representar? Esta era a tarefa deles”, explica Trancoso.

O objetivo principal dessa atividade foi apresentar, na prática, o processo de uma eleição, para que quando as crianças alcancem a idade para votar estejam mais preparadas.

O professor avalia positivamente os resultados: “Os alunos conseguiram respeitar os partidos vencedores, mesmo que não fossem os votados por eles. E, claro, alguns alunos sentiram-se menos representados, mas conseguiram compreender o significado de democracia, que não é o interesse de um indivíduo, e sua aplicação prática”, finaliza.

Confira os registros da atividade aqui.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam oferecerá cursos de Astronomia, Empreendedorismo e Mídias Digitais em inglês, em parceria com a Texas Tech University

27 de fevereiro de 2023

Os cursos estarão disponíveis para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio O Colégio Pontagrossense Sepam abre as matrículas para novos cursos extracurriculares de[...]

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam celebra Valentine’s Day com os alunos abordando o amor ao próximo

17 de fevereiro de 2023

Durante esta semana, o Colégio Pontagrossense – SEPAM realizou atividades com os alunos em celebração ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados), que é comemorado em diferentes países,[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam premiações em torneio de xadrez de Piraí do Sul

16 de fevereiro de 2023

Dois participantes ficaram com as segundas colocações em suas categorias e outros dois conquistaram a 3ª e 4ª posições Quatro atletas ponta-grossenses do sub-14 e sub-12 representaram o Colégio Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

    Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam