Carregando

Ex-alunos do Sepam colocam no mercado editorial livros de autoria própria


23 de abril de 2021

Foto: No registro, a ex-aluna Marilena de Oliveira Almeida Santos entrega exemplar de seu livro para os diretores, Osni Mongruel Junior e Odeni Villaca Mongruel.


Em 2017, o Colégio Pontagrossense Sepam criou o “Projeto Literário Coletâneas Sepam, que além de envolver todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na produção e divulgação de textos de autoria própria, desperta o interesse pela leitura e pela prática da escrita para além das atividades curriculares. Antes mesmo desta iniciativa, o trabalho realizado pelo Colégio contribuiu para que ex-alunos e ex-professores seguissem pelo caminho da produção literária, tornando-se escritores com livros e textos publicados no Brasil e no exterior.  

Marilena de Oliveira Almeida Santos, que estudou no Sepam de 1955 a 1958, lançou recentemente o livro “Memórias de Viagem”. A obra é baseada no diário de bordo do seu falecido esposo, Ely de Almeida Santos, um manuscrito sobre viagens do casal. Marilena considera preponderante o trabalho com obras literárias desde os primeiros anos escolares. “Todo o trabalho de incentivo à produção textual cria nos alunos um apreço pela arte literária. Devemos parabenizar o colégio por trazer projetos com este intuito aos alunos”, comenta. 

Em 2018, Alexia Liz Narok Estevam, com apenas 16 anos, publicou seu primeiro livro: Pynian – O Começo do Fim, pela editora portuguesa Chiado Books. Na época, estudante do Ensino Médio no Sepam, a jovem escritora conta que sempre recebeu apoio dos professores, os quais ela procurava para conversar durante o processo de escrita das histórias.  

Flávio Madalosso Vieira, filho do saudoso escritor Guaracy Paraná Vieira, é ex-aluno e ex-professor do Sepam. Hoje, com uma carreira literária de quase 29 anos, soma mais de oito mil crônicas publicadas. “A escola, e alguns professores em especial, fizeram com que eu desse vazão ao interesse para com a literatura e a prática da escrita. O Colégio Pontagrossense Sepam, na época Academia Pontagrossense de Comércio, me deu bases muito sólidas para a continuidade dos estudos”, relata Vieira que é professor universitário, integrante da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA), do Centro Cultural Prof. Faris Michaele (CCPFM) e do Centro de Letras do Paraná (CLP). 

 A pesquisadora e escritora Luísa Cristina dos Santos Fontes também passou pelo Sepam. Doutora em Literatura, tem participação em dez livros, assina dezenas de outros textos publicados e ocupa a Cadeira 5 na ALCG. Luísa recorda-se de alguns professores da época de escola, que tinham afinidades literárias, resultando em fontes de motivação para os alunos. “A escola permitiu-me bem mais do que a simples aproximação. Foi possível compreender o fenômeno literário em sua totalidade. Assim, entre o ensino e a literatura, posso ficar com os dois! Acredito que toda pessoa que escreve bem, indiscutivelmente, leia bons autores e teve bons professores. É uma relação indissociável”, enaltece. 

A historiadora, professora universitária, ocupante da Cadeira 36 da ALCG e ex-aluna Sepam, Aída Mansani Lavalle, também seguiu a área literária. Com um extenso currículo acadêmico, ela publicou diversas obras, muitas delas sobre os Campos Gerais, além das participações em antologias da ALCG.  

Para o diretor do Sepam, Osni Mongruel Junior, é sempre motivo de orgulho ver os resultados do trabalho desenvolvido com seriedade e competência ao longo de mais de oitenta anos de história do colégio. “A produção textual de qualidade está intrínseca ao nosso trabalho. Não somente com o Projeto Literário, mas em todas as atividades de leitura e escrita conduzidas pelos professores. Por isso, apreciar a trajetória de alunos e professores de diferentes gerações com livros ou textos publicados é bastante motivador e reforça nosso ideal de formar cidadãos participativos, com alto poder de argumentação e escrita clara. Esperamos continuar lendo boas histórias contadas por nossos alunos e professores”, destaca. 

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Xadrez do Sepam conquista títulos em campeonato paranaense

23 de abril de 2021

Atletas disputaram torneio...

SAIBA MAIS+

Ex-alunos do Sepam colocam no mercado editorial livros de autoria própria

23 de abril de 2021

Foto: No registro, a ex-aluna Marilena de Oliveira Almeida Santos entrega exemplar de seu livro para os diretores, Osni Mongruel Junior e Odeni Villaca...

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam participam de campeonatos on-line de xadrez

11 de março de 2021

Os enxadristas competiram a níveis estadual e nacional

Motivados pela pandemia da Covid-19, muitos campeonatos esportivos precisaram mudar o formato do...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam