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Sepam utiliza “gamificação” para ensinar conceitos de Educação Física


30 de agosto de 2017

Além de ganhar maior aderência dos jovens apaixonados por jogos eletrônicos, a criança aprende brincando

Apesar de já terem sido vistos como algo que serve apenas para divertir e passar o tempo, os jogos eletrônicos são encarados hoje como mais uma ferramenta didática, uma vez que os jovens possuem familiaridade e afinidade com a tecnologia. Por isso, é cada vez mais comum encontrar estratégias de “gamificação” no processo de ensino e aprendizagem.

Evidenciando os benefícios desta prática, o Colégio Sepam aliou conteúdos das aulas de Educação Física com jogos eletrônicos para alunos de 11 a 14 anos. Comandadas pelos professores da disciplina, as aulas envolveram o game “Piano Tiles”, que consiste em clicar nas teclas de piano, no tempo correto, para tocar a música. O jogo foi relacionado com o conteúdo de “Valências Físicas”, para trabalhar a coordenação motora fina, velocidade de reação e desenvolvimento do ritmo do aluno. Outros jogos usados nas aulas foram os de tabuleiro “Resta 1” e “Peg Solitare”, que trabalham coordenação motora e raciocínio lógico.

Para o coordenador de Educação Física, Luiz Marcelo de Lara, a “gamificação” desperta habilidades de uma forma lúdica, reforçando a tese de que também se aprende brincando. “Nosso objetivo foi utilizar uma ferramenta bem aceita pelos jovens para passar o conteúdo da disciplina, e tivemos uma ótima aceitação”, explica o professor.

A coordenadora de Tecnologia Educacional do Colégio Sepam, Talita Moretto, explica que os games podem ser inseridos em qualquer disciplina curricular, desde que seja dentro de um planejamento pedagógico bem elaborado. “Qualquer estratégia que envolva recursos diferenciados, precisa somar com os conteúdos e refletir no aprendizado que o professor espera que o aluno atinja. Se os alunos tornam-se mais participativos na aula e interessados no conteúdo por meio dos jogos, é válido o professor pesquisar a respeito e inserir games em momentos pontuais de suas aulas”, esclarece.

Gamificação vem do termo em inglês Gamification, que é o aprendizado com a ajuda de games. Este aprendizado pode estar em qualquer área, seja na educação, na área social e até no mundo dos negócios. Muitas empresas já adotam a gamificação como estratégia para motivar os colaboradores e aumentar o rendimento. Na educação, professores estão utilizando a gamificação para conquistar os estudantes, aumentar a participação nas atividades e o entusiasmo pelas aulas.

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