Carregando

É hora da aula de Educação Física online. Meu filho deve participar? Especialistas da saúde respondem


22 de setembro de 2020

Colégio em Ponta Grossa oferece mais de 60 possibilidades de atividades físicas online aos alunos e participação é crescente  

Não é de hoje que a prática de exercícios físicos é incentivada para todas as idades pela medicina, porém com a pandemia de Covid-19 as crianças e os adolescentes deixaram de participar das aulas presenciais de Educação Física e dos treinos esportivos nas instituições de ensino. O sedentarismo ocupou o lugar também das atividades ao ar livre praticadas junto com família em parques, praças e clubes, devido à necessidade de isolamento social.

Mas até que ponto as crianças devem ser incentivadas a se exercitarem mesmo que dentro de suas casas, em pequenos espaços físicos?

Para a psicóloga do Super Dr. Saúde Integrada, de Ponta Grossa (PR), Kassiely Trentin, a prática de exercícios físicos está intimamente ligada com a concentração, uma vez que tais atividades estão associadas a funções cognitivas, as quais são estimuladas a partir da necessidade de habilidades, consciência corporal, coordenação e esforço físico. “Exercitando-se com frequência o cérebro trabalha de forma mais intensa, colaborando para a melhora das funções cognitivas, como concentração, memória e raciocínio”, explica Kassiely.

O pneumologista, Pedro Compasso, do Super Dr. Saúde Integrada, explica que a atividade física melhora a circulação sanguínea, o condicionamento cardiorrespiratório, o humor e propicia o bem-estar. “Os exercícios físicos deixam as crianças e os adolescentes mais relaxados para enfrentar toda a circunstância da pandemia, além de melhorar a disposição para as demais atividades estudantis”, afirma o médico.

Ele recomenda a participação dos alunos nas aulas de Educação Física online e pontua a interação entre professor e colegas. “Muitas vezes, os alunos não ligam a câmera para assistir às aulas, só escutam o professor na comodidade das suas casas, então a atividade física fará com que eles liguem a câmera, troquem de roupa e se prepararem para interagir com o professor e com os colegas”, observa Pedro.

O coordenador de Educação Física do Sepam, Luiz Marcelo Lara, complementa: “A atividade física traz benefícios para o sistema cardiorrespiratório, importante nesse momento de pandemia”.

E de interação e da importância das aulas de Educação Física para a saúde física e mental dos alunos o coordenador de Esportes do Colégio Pontagrossense Sepam, Ben Hur Chiconato, entende bem:  “Hoje, mais do que nunca, manter-se fisicamente saudável tornou-se prioridade”, acredita o coordenador.

Para tanto, o Colégio oferece mais de 60 possibilidades de atividades físicas que envolvem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com os alunos recebendo orientação remota tanto nas atividades lúdicas (crianças menores) quanto treinos funcionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

As aulas em tempo real são de alongamento, condicionamento, basquete, vôlei, handebol, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, expressão corporal, judô e futsal.

Todas as atividades são coordenadas pelos professores que precisam, inclusive, prever o espaço físico que o aluno terá em sua casa para desempenhar o exercício solicitado. “Nossa área de atuação, em esportes, sempre dependeu muito do contato físico e da proximidade com os alunos, mas nosso time de professores tem encarado de forma motivada o fato de ficar em frente a uma câmera administrando os treinamentos”, comenta Chiconato.

Hoje, os estudantes do Colégio participam das várias atividades ministradas pelos professores nos horários das aulas remotas e no contraturno, durante os treinos no formato online.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Alunos do Sepam participam de campeonatos on-line de xadrez

11 de março de 2021

Os enxadristas competiram a níveis estadual e nacional

Motivados pela pandemia da Covid-19, muitos campeonatos esportivos precisaram mudar o formato do...

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam realiza formação do programa internacional “Líder em Mim”

5 de fevereiro de 2021

Atividades preparam os...

SAIBA MAIS+

Alunos do Colégio Sepam participam de campeonato internacional de xadrez

18 de janeiro de 2021

Disputa acontece em Florianópolis de 18 a 24 de janeiro

 O Gambito da Rainha bombou nas plataformas de streaming e o xadrez nos navegadores da...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam