Carregando

Colégio Sepam realiza projetos de trabalho voluntário há 20 anos em Ponta Grossa


20 de junho de 2018

Segundo IBGE, o voluntariado cresceu 12% no Brasil

O trabalho voluntário foi realizado por 7,4 milhões de pessoas em 2017, o equivalente a 4,4% da população brasileira com mais de 14 anos. Esse número, revelado pela última pesquisa Outras Formas de Trabalho 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017 (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o voluntariado cresceu no Brasil em 12,9%.

A pesquisa mostrou que a maioria das pessoas, 91%, fazem trabalho voluntário por meio de alguma empresa, organização ou instituição.  O Colégio Sepam, em Ponta Grossa, incentiva o voluntariado entre alunos e professores há mais de 20 anos. Atualmente a instituição conta com quatro projetos de protagonismo juvenil que envolvem 120 alunos.  Cada estudante pode escolher aquele projeto que mais se encaixa no seu perfil e idade.

O Grupo da Cidadania, criado em 1998, é o projeto mais antigo do Sepam. Desenvolvido por alunos de 8º ano do Ensino Fundamental até alunos do Ensino Médio, o Grupo promove campanhas para arrecadar roupas, alimentos e itens de higiene para entidades beneficentes de Ponta Grossa. Outro projeto do Sepam é o Menarca, que atua há 15 anos na promoção da saúde da menina, trabalhando em escolas públicas e instituições da cidade. O diferencial que garantiu bons resultados e prêmios como da ONU/UNESCO (2003) ao projeto é a condução dos debates: as próprias alunas de 14 a 16 anos do Colégio ministram as palestras para adolescentes.

No Step by Step, desde 2007, crianças da rede municipal de ensino recebem aulas de inglês ministradas por estudantes do Ensino Médio do Sepam. “O principal motivo de participar do projeto é fazer esse trabalho sem pensar em remuneração, apenas com o ideal de compartilhar nosso conhecimento com os outros”, conta o aluno do 1º do Ensino Médio e participante do Step by Step Davi Baggio.

O mais recente dos projetos desenvolvidos pelo Colégio é o Ecopam. Neste projeto o objetivo é que alunos sensibilizem a comunidade sobre a importância das atitudes coletivas e individuais para o futuro do planeta e para a boa conservação ambiental.

Para Jacob Cavagnari, coordenador pedagógico do Sepam, é de extrema importância que o trabalho voluntário seja disseminado entre os alunos. “O voluntariado é uma semente que você planta no jovem e vai regando. Trata-se de doação, não só de bens materiais, mas de si mesmo, do seu tempo e conhecimento para o benefício de outro ser humano. Nós promovemos a participação dos alunos em ações contínuas com a sociedade em que vivem. Além de prestar auxílio à comunidade, o objetivo é que nossos alunos se tornem cidadãos engajados em causas nobres, seres humanos fraternos e solidários”, explica Cavagnari.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam oferecerá cursos de Astronomia, Empreendedorismo e Mídias Digitais em inglês, em parceria com a Texas Tech University

27 de fevereiro de 2023

Os cursos estarão disponíveis para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio O Colégio Pontagrossense Sepam abre as matrículas para novos cursos extracurriculares de[...]

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam celebra Valentine’s Day com os alunos abordando o amor ao próximo

17 de fevereiro de 2023

Durante esta semana, o Colégio Pontagrossense – SEPAM realizou atividades com os alunos em celebração ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados), que é comemorado em diferentes países,[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam premiações em torneio de xadrez de Piraí do Sul

16 de fevereiro de 2023

Dois participantes ficaram com as segundas colocações em suas categorias e outros dois conquistaram a 3ª e 4ª posições Quatro atletas ponta-grossenses do sub-14 e sub-12 representaram o Colégio Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

    Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam