Carregando

Brincadeiras simples podem proporcionar experiências agradáveis no período de isolamento social


27 de abril de 2020

Pais podem utilizar materiais do dia a dia doméstico para brincarem com as crianças e incluírem até mesmo os adolescentes na diversão 

Entregue algumas bolas de algodão e um pote com água para uma criança de 1 e 2 anos de idade e observe o que acontece. Certamente ela fará uma bagunça, mas é justamente neste momento que acontecerá a exploração sensorial e ela trabalhará os sentidos visão, tato, olfato e audição.

É por meio destas brincadeiras simples, com materiais do dia a dia doméstico, que os pais vão incentivar os filhos a descobrirem o universo que seria explorado também na sala de aula, na presença dos professores.

Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Pontagrossense Sepam, Kátia Gisele Costa, os pais devem proporcionar experiências agradáveis às crianças no período de isolamento social devido ao Covid-19, pois mesmo nem todas conseguem entender o motivo de não poderem mais brincar no parque ou ir à escola.

“Consideramos importante que os pais brinquem com seus filhos nesse momento de isolamento por várias razões, mas a principal delas é que as crianças até 5 anos aprendem por meio das experiências e precisam da mediação de um adulto para que construam hipóteses e formulem respostas para possíveis problemas no futuro”, diz.

As brincadeiras podem ser as mais variadas e nem todas precisam de materiais. É possível brincar com a música dos nomes, onde o objetivo é fazer com que a criança reconheça o próprio nome. Neste caso escolha uma música na qual é possível incluir o nome do filho como: “Se eu fosse um peixinho”, “A canoa virou” e “Ciranda, cirandinha”. As crianças que já andam podem brincar de roda com estas músicas e assim ouvirão o próprio nome.

A pedagoga destaca ainda que é possível incluir os filhos mais velhos nas atividades e aproveitar os dias de sol para fazer um piquenique em casa, estendendo uma toalha no chão ou na grama e observar as nuvens e suas formas, por exemplo. Brincadeiras de caça ao tesouro também são bem-vindas, pode-se colocar o tesouro como algo para comer ou um brinquedo.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

A distância, Sepam treina atletas em seis modalidades e vem aumentando as atividades

25 de maio de 2020

Com aulas online os alunos são treinados no futsal, basquete, xadrez, judô, ginástica rítmica e expressão corporal

Para continuar próximo dos atletas e seguir com a rotina de...

SAIBA MAIS+

Judô nas escolas é tema de live do Sepam

21 de maio de 2020

O Colégio Pontagrossense Sepam fará uma live sobre a prática do judô no âmbito escolar. A transmissão acontecerá na página no Facebook (facebook.com/sepamcolegio), neste sábado (23), às 17 horas,...

SAIBA MAIS+

É possível se concentrar estudando em casa? Vestir o uniforme escolar pode ajudar

7 de maio de 2020

Pais devem auxiliar os filhos na organização do ambiente onde os estudos acontecem

Com a manutenção da proibição de aulas presenciais devido ao Covid-19, e visando à manutenção da...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam