Carregando

As férias chegaram. Que tal organizar atividades em família?


8 de janeiro de 2019

Mesmo sem viajar, tornar as férias escolares um momento de diversão é possível. Confira algumas dicas do que preparar

Chegaram as tão esperadas férias. O desafio agora é organizar o tempo de forma divertida para que toda família aproveite. Dicas simples podem ajudar pais e mães a programarem atividades que deixam as crianças felizes e otimizam o tempo, basta que os adultos também encarem o tempo como férias e se divirtam juntos.

Viajando ou não, o segredo é manter o corpo e a mente em descanso; longe das obrigações laborais e dos estudos, o período de férias proporciona momentos de reflexão, de autoconhecimento, criatividade e descanso. Com as crianças em casa permita-se aproximar deles, brincar e construir junto com a criançada momentos que podem ficar na memória e no coração para sempre. Atividades de culinária, jardinagem, piquenique, oficina maker, dança e acampamentos podem fazer parte desse período de férias.

Se a família tem três crianças por exemplo, a diversão já está garantida, mas nada impede que outras famílias façam parte das programações, basta convidar! Uma oficina maker pode gerar construções de peças a partir de materiais recicláveis que as crianças reúnam. Será necessário que alguns adultos se disponham a fazer a mediação deste trabalho na utilização de instrumentos, como tesoura, estilete e cola quente, afinal, ninguém quer que a brincadeira acabe mal.

Uma oficina de culinária é uma atividade que sempre agrada. Se o menu do dia for pizzas e sanduíches os pais podem aproveitar a oportunidade para as crianças manusearem os alimentos que nem sempre são os preferidos no dia a dia; ao manusear e experimentar, muitas vezes as crianças descobrem que gostam do sabor. Se optarem por bolos ou cupcakes as opções de decoração são bem variadas e os adultos podem fazer uma exposição dos bolinhos antes da degustação.

Comumente as colônias de férias limitam-se aos clubes, mas você mesmo pode organizar uma mini colônia convidando alguns amiguinhos da escola e promovendo brincadeiras na sua casa, conta Katia Moro, coordenadora pedagógica do Colégio Sepam. Kátia tem participado da organização das colônias de férias do colégio, que conta com momento de gincanas e passeios como forma de oferecer programações que nem sempre cabem nas atividades curriculares. Mesmo depois que a colônia de férias acaba, atividades diversas são oferecidas pelo Colégio, como oficinas de gastronomia, que aconteceram em julho e em dezembro deste ano, onde as crianças executarem deliciosas receitas, com a supervisão de profissionais responsáveis. “As habilidades das crianças precisam ser valorizadas em momentos extraescolares, no contato com outras pessoas que não são seus professores, pois são oportunidades de crescimento emocional e cognitivo que devem ser valorizadas, relata Katia.

Nesta época, também vale deixar as tecnologias um pouco de lado e mostrar às crianças outros jogos que muitas vezes elas ainda nem conhecem. Vale tirar os velhos jogos de tabuleiro do armário e curtir a oportunidade perfeita para unir a família. Além disso, feira de garagem é uma ideia que pode ser organizada (com livros, brinquedos e objetos) para livrar-se dos itens sem uso e exercitar a sustentabilidade e a troca. Acampamento é outra sugestão que a criançada adora e podem convidar alguns amiguinhos da escola ou do condomínio para passarem uma noite no gramado.

Basta estar em férias, ter crianças em casa e deixar a imaginação fluir!

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Informação e Inovação: Professores debatem o tema durante semana pedagógica

20 de fevereiro de 2019

Quanto a escola está preparada para trabalhar com os dois “is”- Informação e Inovação? Como o currículo e a rotina escolar pode se adequar às demandas atuais que envolvem educação, tecnologia e...

SAIBA MAIS+

Enxadristas do Sepam conquistam medalhas de ouro no Fexpar

22 de janeiro de 2019

Os estudantes conquistaram os primeiros lugares nas categorias sub 14 e 16, e o 3º lugar geral por equipes

O Festival de Xadrez Rápido e Relâmpago (Fexpar), que aconteceu em...

SAIBA MAIS+

Estudante paranaense de 16 anos lança livro internacional

21 de janeiro de 2019

A jovem, que é Natural de Ponta Grossa (PR), terá sua publicação disponível no Brasil e em Portugal

Alexia Liz Narok Estevan, de 16 anos, acaba de lançar seu primeiro livro: Pynian...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam