Carregando

Alunos do Sepam escrevem livros


13 de outubro de 2020

Projeto literário está na quarta edição e contempla seis livros, sendo dois em inglês. As obras também são apresentadas no formato digital

 

O Projeto Literário Coletâneas Sepam, lançado em 2017, envolve todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) do Colégio Pontagrossense Sepam e se destaca por ir além dos muros da escola, ampliando e valorizando as produções dos alunos que, mesmo distantes, com isolamento social, aulas remotas e utilizando meios digitais para a comunicação e a escrita, seguem, junto com as professoras, na brilhante tarefa de produzir a 4ª edição do projeto.

“Os alunos mais novos esperam por sua vez de poder participar, pois este projeto se transformou em um grande ‘evento’ para eles. O processo de produção dos livros, que foge às tarefas diárias, proporciona experiências significativas para a formação do aluno”, explica a coordenadora pedagógica do Sepam, Sônia Mongruel.

A professora dos 8º e 9º anos, Marcela Marabeli Pagano de Oliveira, explica que a primeira etapa do trabalho é justamente provocar os alunos. “Eles precisam sentir que aquele é um momento prazeroso de leitura e produção escrita, pois quanto mais eles praticarem, escreverem, melhores serão os resultados”, comenta ao destacar que existe todo um preparo com relação à apresentação do gênero textual, desenvolvimento das linguagens e a parte técnica da escrita.

“Este projeto materializa os textos dos alunos em forma de livro”, enfatiza a professora do 7º ano, Ana Caroline Cavanhari. Ela explica que durante o processo os alunos leem muito, fazem exercícios de interpretação e de escrita, e produzem várias versões do texto até chegar ao resultado final. “É aí que eles percebem que o texto vai circular além da sala de aula, que mais pessoas irão ler, que os amigos irão ler, e isso mexe com eles”, completa a professora do 6º ano, Ana Marina Giebeluka.

A missão da professora de Arte, Jéssyka Fipke, é identificar os alunos com aptidão pela arte e instruí-los na criação das ilustrações das obras. Mesmo com as dificuldades impostas pela distância, o trabalho é sempre gratificante. “O papel do professor é acreditar no aluno. Com certeza, eles se sentem mais valorizados dentro da escola quando potencializamos aquilo que eles fazem tão bem”, acrescenta.

As turmas de 8º e 9º anos produzem um texto em português e outro em inglês. Não se trata de tradução, mas um texto inédito, a partir de um trabalho realizado dentro do programa bilíngue do Sepam. Para a professora, Jaqueline Zanluchi, o livro é um meio onde eles vão mostrar o quanto sabem da língua estrangeira. “E o quanto eles são orgulhosos por saberem em inglês. A busca por palavras novas, diferentes das usadas trivialmente, é muito grande. Estamos falando de oralidade, desenvolvimento de pensamento crítico, análise textual, produção escrita, aquisição de vocabulário, integralmente em inglês”, finaliza.

O PROJETO

O Projeto Literário Coletâneas Sepam é realizado com a finalidade processual do desenvolvimento da escrita. Foi criado em 2017 e já lançou 12 livros. Na 4ª edição estão sendo trabalhados os gêneros: Biografia, Página de Diário, Relato Pessoal e Radionovela, distribuídos em seis obras, sendo duas em inglês, com textos e ilustrações inéditas de autoria dos alunos. Conheça as edições anteriores e assista ao vídeo (https://youtu.be/u0Ena6hyRnU) de apresentação.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Alunos do Sepam participam de campeonatos on-line de xadrez

11 de março de 2021

Os enxadristas competiram a níveis estadual e nacional

Motivados pela pandemia da Covid-19, muitos campeonatos esportivos precisaram mudar o formato do...

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam realiza formação do programa internacional “Líder em Mim”

5 de fevereiro de 2021

Atividades preparam os...

SAIBA MAIS+

Alunos do Colégio Sepam participam de campeonato internacional de xadrez

18 de janeiro de 2021

Disputa acontece em Florianópolis de 18 a 24 de janeiro

 O Gambito da Rainha bombou nas plataformas de streaming e o xadrez nos navegadores da...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam