Carregando

Alunos do Sepam escrevem livros


13 de outubro de 2020

Projeto literário está na quarta edição e contempla seis livros, sendo dois em inglês. As obras também são apresentadas no formato digital

 

O Projeto Literário Coletâneas Sepam, lançado em 2017, envolve todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) do Colégio Pontagrossense Sepam e se destaca por ir além dos muros da escola, ampliando e valorizando as produções dos alunos que, mesmo distantes, com isolamento social, aulas remotas e utilizando meios digitais para a comunicação e a escrita, seguem, junto com as professoras, na brilhante tarefa de produzir a 4ª edição do projeto.

“Os alunos mais novos esperam por sua vez de poder participar, pois este projeto se transformou em um grande ‘evento’ para eles. O processo de produção dos livros, que foge às tarefas diárias, proporciona experiências significativas para a formação do aluno”, explica a coordenadora pedagógica do Sepam, Sônia Mongruel.

A professora dos 8º e 9º anos, Marcela Marabeli Pagano de Oliveira, explica que a primeira etapa do trabalho é justamente provocar os alunos. “Eles precisam sentir que aquele é um momento prazeroso de leitura e produção escrita, pois quanto mais eles praticarem, escreverem, melhores serão os resultados”, comenta ao destacar que existe todo um preparo com relação à apresentação do gênero textual, desenvolvimento das linguagens e a parte técnica da escrita.

“Este projeto materializa os textos dos alunos em forma de livro”, enfatiza a professora do 7º ano, Ana Caroline Cavanhari. Ela explica que durante o processo os alunos leem muito, fazem exercícios de interpretação e de escrita, e produzem várias versões do texto até chegar ao resultado final. “É aí que eles percebem que o texto vai circular além da sala de aula, que mais pessoas irão ler, que os amigos irão ler, e isso mexe com eles”, completa a professora do 6º ano, Ana Marina Giebeluka.

A missão da professora de Arte, Jéssyka Fipke, é identificar os alunos com aptidão pela arte e instruí-los na criação das ilustrações das obras. Mesmo com as dificuldades impostas pela distância, o trabalho é sempre gratificante. “O papel do professor é acreditar no aluno. Com certeza, eles se sentem mais valorizados dentro da escola quando potencializamos aquilo que eles fazem tão bem”, acrescenta.

As turmas de 8º e 9º anos produzem um texto em português e outro em inglês. Não se trata de tradução, mas um texto inédito, a partir de um trabalho realizado dentro do programa bilíngue do Sepam. Para a professora, Jaqueline Zanluchi, o livro é um meio onde eles vão mostrar o quanto sabem da língua estrangeira. “E o quanto eles são orgulhosos por saberem em inglês. A busca por palavras novas, diferentes das usadas trivialmente, é muito grande. Estamos falando de oralidade, desenvolvimento de pensamento crítico, análise textual, produção escrita, aquisição de vocabulário, integralmente em inglês”, finaliza.

O PROJETO

O Projeto Literário Coletâneas Sepam é realizado com a finalidade processual do desenvolvimento da escrita. Foi criado em 2017 e já lançou 12 livros. Na 4ª edição estão sendo trabalhados os gêneros: Biografia, Página de Diário, Relato Pessoal e Radionovela, distribuídos em seis obras, sendo duas em inglês, com textos e ilustrações inéditas de autoria dos alunos. Conheça as edições anteriores e assista ao vídeo (https://youtu.be/u0Ena6hyRnU) de apresentação.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam comemora Semana das Crianças com drive thru temático

15 de outubro de 2020

Sem sair do carro, alunos poderão se divertir com as brincadeiras e rever as professoras

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Colégio Pontagrossense Sepam realiza nesta semana,...

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam escrevem livros

13 de outubro de 2020

Projeto literário está na quarta edição e contempla seis livros, sendo dois em inglês. As obras também são apresentadas no formato digital

 

O Projeto Literário...

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam participam de bate-papo online com Elmo Francfort

9 de outubro de 2020

O jornalista é responsável pelo projeto Memória ABERT, dos 70 anos da TV. O bate-papo foi sobre radionovelas

Nesta segunda-feira (05), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam