Carregando

Alunos do 3º ano apresentam o projeto Eleições na Feira da Cultura 2018


5 de outubro de 2018

Como ensinar o processo eleitoral para crianças de 8 anos? Com esta motivação as professoras Cellem Sansana Ferreira, Kelly Sakata, Lilian Sahd Przytocki e Palloma Santos Delgobo criaram o projeto “Eleições” para as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. O resultado desse trabalho foi exposto na Feira da Cultura Sepam 2018.

Para compreender como funciona a administração pública, os alunos receberam no Colégio os secretários de segurança, saúde, educação e assistência social do município de Ponta Grossa, que explicaram sobre a função de cada secretaria, os problemas a serem superados e tiraram as dúvidas das crianças. Além disso, foram realizadas pesquisas e outras atividades que contribuíram para enaltecer a importância do  exercício da cidadania e do voto consciente.

“Os alunos precisam compreender que vivemos em comunidade e que o convívio em grupo pressupõe uma organização. Para tanto, é necessário que tenhamos pessoas que coordenem os espaços, oferecendo serviços e garantindo qualidade de vida para as pessoas. Eles precisaram compreender o significado de uma eleição, conhecendo suas fases e regras”, explicam as professoras.

Depois desse trabalho de investigação, a proposta para as turmas foi a criação de um partido, escolha dos representantes (candidatos), a elaboração de propostas governamentais, criação de slogan e composição de uma música para propaganda eleitoral. Nos dias que antecederam a Feira os partidos puderam fazer sua campanha e, na tarde de quarta-feira, houve a exposição dos trabalhos e a eleição dos partidos.

“Nosso objetivo com esse projeto foi despertar nos alunos o interesse e o compromisso em se tornarem cidadãos ativos, participativos, solidários, éticos e críticos no seu papel dentro e fora do âmbito escolar”, professoras.

 

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Informação e Inovação: Professores debatem o tema durante semana pedagógica

20 de fevereiro de 2019

Quanto a escola está preparada para trabalhar com os dois “is”- Informação e Inovação? Como o currículo e a rotina escolar pode se adequar às demandas atuais que envolvem educação, tecnologia e...

SAIBA MAIS+

Enxadristas do Sepam conquistam medalhas de ouro no Fexpar

22 de janeiro de 2019

Os estudantes conquistaram os primeiros lugares nas categorias sub 14 e 16, e o 3º lugar geral por equipes

O Festival de Xadrez Rápido e Relâmpago (Fexpar), que aconteceu em...

SAIBA MAIS+

Estudante paranaense de 16 anos lança livro internacional

21 de janeiro de 2019

A jovem, que é Natural de Ponta Grossa (PR), terá sua publicação disponível no Brasil e em Portugal

Alexia Liz Narok Estevan, de 16 anos, acaba de lançar seu primeiro livro: Pynian...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam