Carregando

Alunos celebram os 150 anos da Tabela Periódica


8 de novembro de 2019

A Tabela Periódica está completando 150 anos. E, para celebrar este acontecimento, os alunos do 9º ano do Colégio SEPAM, com supervisão das professoras Cinthia Domingues e Daniela Fabricio, recriaram uma tabela periódica em tamanho gigante. O local escolhido para a exposição do trabalho foi a área da cantina do Colégio, que é frequentada por toda a comunidade escolar.

Os estudantes aprofundaram as informações sobre os elementos que compõem a tabela e expuseram no formato de cartões com QR Codes, que podiam ser escaneados pelos visitantes. Além disso, tiveram a oportunidade de dar uma aula aos alunos do 6º ao 8º ano, explicando sobre as aplicações dos elementos, para que serve a tabela e por que 2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica.

A professora de Química, Cinthia, explica que tudo é formado por átomos, e a tabela periódica tem a função de organizar esses átomos de acordo com semelhanças e propriedades físicas e químicas, criando uma linguagem comum para a ciência. “Por isso, a tabela periódica não é essencial apenas para a química, mas também para física, geografia, ciências biológicas e da saúde entre outras. Nós vimos esse interesse nos alunos, em conhecerem as propriedades, os elementos e suas aplicações. Foi uma atividade muito produtividade que despertou a curiosidade e ampliou os conhecimentos de todos”, diz.

Sobre IYPT2019

O sistema periódico foi descoberto por Dmitri Mendeleev em 1869 e tornou-se uma das mais significantes conquistas da ciência. Com uma história de 150 anos de descobrimento, 2019 foi proclamado o Ano Internacional da Tabela Periódica de Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements) pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pela UNESCO, que convidam a todos para juntarem-se às celebrações realizando atividades que enalteçam e importância da Tabela Periódica e postem nas redes sociais via #IYPT2019.

A iniciativa para o IYPT2019 é apoiada pela IUPAC em parceria com a União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), Associação Europeia de Ciência Química e Molecular (EuCheMS), Conselho Internacional de Ciência (ICSU), União Astronômica Internacional (IAU), e a União Internacional de História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (IUHPS). Foi submetido por várias organizações de mais de 50 países ao redor do mundo.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Aluno do Sepam é campeão geral no Nível Junior da OPMat

9 de dezembro de 2019

Olimpíada Pontagrossense de Matemática premiou 24 alunos do Colégio

O aluno do Colégio Sepam, Tomás Milczewski Batista, conquistou o primeiro lugar geral das escolas particulares no...

SAIBA MAIS+

Alunos e funcionários do Sepam participam da Campanha de Natal dos Correios

6 de dezembro de 2019

Alunos e funcionários do Colégio Pontagrossense Sepam adotaram mais de 100 cartas da Campanha Papai Noel dos Correios, com pedidos de crianças de escolas da rede municipal de ensino de Ponta...

SAIBA MAIS+

Sepam tem seis alunos premiados na Olimpíada Paranaense de Matemática

5 de dezembro de 2019

Alunos do Colégio Pontagrossense Sepam foram premiados na Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) 2019. A entrega das medalhas aconteceu no dia 28 de novembro, no Teatro Bom Jesus, em...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam