Carregando

Alunos aprendem como criar produtos e gerenciar custos e lucros


22 de outubro de 2019

Projeto faz parte das aulas de educação financeira há cinco anos

A Educação Financeira deverá ser implementada nas escolas brasileiras a partir de dezembro de 2019.  O Colégio Sepam há cinco anos vem se antecipando às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o projeto Pequenos Empreendedores, para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que participam de atividades envolvendo criação, desenvolvimento e venda de um produto.

A coordenadora pedagógica, Ana Carolina Baggio de Paula, explica que o projeto contempla aulas teóricas, realizadas durante o primeiro semestre, para que os alunos aprendam sobre o custo do produto, os materiais necessários para a produção e o valor da mão de obra. “Eles aprendem sobre o funcionamento de uma empresa e de onde vem o dinheiro para iniciar um negócio”, explica.

São os alunos que criam o plano de ação, definem o lucro desejado e como o dinheiro será aplicado. Os pais são os investidores iniciais do projeto; cada família participa do negócio comprando uma ação no valor de R$ 5,00, investimento este que é ressarcido ao final do processo.

O produto criado este ano foi o geladinho gourmet, que é produzido desde setembro e vendido na saída das aulas da tarde, duas vezes na semana.

Elisana Correia Doná, mãe da aluna Elis, aprova a iniciativa. “O projeto faz os alunos terem contato com o dinheiro. Eles aprendem a fazer troco e ter raciocínio rápido, além de ajudar no trabalho em equipe porque eles precisam vender para ter lucro e conseguir alcançar seus objetivos. É uma experiência muito válida”, diz.

Outras atividades

Os alunos de 6º a 8º ano do período estendido do Colégio também realizam uma atividade que envolve a criação de um produto dentro de uma proposta de educação financeira. O projeto é em inglês e contempla a produção de Pink Lemonade (limonada rosa comum nos Estados Unidos). Neste caso, os investidores são os próprios alunos.  A bebida é vendida durante a realização do Garage Sale (Venda de Garagem), atividade que integra o programa bilíngue do Colégio e é realizado com as turmas de 5º ano.

Nesse projeto, que acontece uma vez por ano, as crianças conhecem o funcionamento de uma casa de câmbio onde trocam R$15,00 por Dólares Sepam, utilizados na compra de objetos, como brinquedos e livros, doados pelos próprios alunos para essa atividade. O resultado financeiro obtido é destinado a ações sociais.

 

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Evento do Sepam recebe alunos da Escola Municipal Osni Vilaca Mongruel

19 de novembro de 2019

Aconteceu, na tarde do dia 12, mais uma edição do Sepam Solidário. O evento promove a integração do Colégio Pontagrossense Sepam com uma das instituições públicas que recebem as atividades dos...

SAIBA MAIS+

Sepam repassa ao Pegaí exemplares dos livros do Projeto Literário Coletâneas

11 de novembro de 2019

O Instituto Pegaí Leitura Grátis recebeu, na sexta-feira, 8, exemplares dos livros da edição 2019 do Projeto Literário Coletâneas Sepam. As obras são resultado de um projeto pedagógico realizado na...

SAIBA MAIS+

Alunos celebram os 150 anos da Tabela Periódica

8 de novembro de 2019

A Tabela Periódica está completando 150 anos. E, para celebrar este acontecimento, os alunos do 9º ano do Colégio SEPAM, com supervisão das professoras Cinthia Domingues e Daniela Fabricio,...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam