Regimes Totalitários e renúncia a liberdade

Ao estudarmos os regimes totalitários do século XX, uma das perguntas inevitáveis que nos fazemos é: Como as pessoas aceitariam tais governos? A dificuldade na qual estavam imersos os italianos e os alemães justifica o apoio a esses regimes? 

Isaiah Berlin 

Berlin é um filósofo nascido na Letônia em 1909. Ele testemunhou a ascensão nazista e o desenrolar da Segunda Guerra Mundial. Com base neste contexto, o autor coloca uma questão para análise:

“Por que eu (ou qualquer pessoa) deveria obedecer outros?” “ Por que eu não deveria viver como desejo?” e também “Devo obedecer?” 

Para Berlim, a resposta reside na definição de felicidade, que o autor analisa em Dois conceitos de liberdade, de 1958. O autor define a liberdade em dois grupos opostos: a positiva e a negativa. A liberdade negativa é entendida como a ausência de obstáculos. A liberdade positiva diz respeito ao desejo de o indivíduo atuar por si mesmo e de ser seu próprio mestre.

Berlin, porém, faz algumas ressalvas à liberdade positiva:

Tal liberdade pode ser entendida não só com relação aos indivíduos, mas também a um corpo social ( a um Estado, uma igreja…), que se identifica com o verdadeiro ordenador da vida.

Podemos cair em uma situação em que alguns homens reprimem os outros a fim de atingir um nível “mais elevado” de liberdade, que favoreciam o coletivo em detrimento do individual.

A partir do momento em que alguns assumem saber o que é melhor para todos e impõem-se sobre a maioria, existe a possibilidade de tortura, opressão e intimidação em nome do todo social.

    Assim,quando a liberdade positiva se coloca de forma a diminuir nossa liberdade negativa, há opressão. O autor ressalta:”Manipulação suficiente da definição de homem e liberdade pode ser feita para significar o que quer que o manipulador deseje. A história recente tornou bem claro que a questão não é meramente acadêmica.”Berlin defende, então, que é fundamental nunca se perder de vista o sentido de liberdade no sentido de ausência de intimidação e dominação.

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Totalitarian regimes and renouncing freedom

As we study totalitarian regimes in the 20th century, one of the inevitable questions we ask ourselves is: How would people accept such governments? Does the difficulty in which the Italians and Germans were immersed justify support for these regimes?

Isaiah Berlin

Berlin was a Latvian-born philosopher in 1909. He witnessed the Nazi rise and the outbreak of World War II. Based on this context, the author poses a question for analysis:

“Why should I (or anyone) obey others?” “Why shouldn’t I live as I wish?” and also “Should I obey?”

For Berlin, the answer lies in the definition of happiness, which the author analyzes in Two concepts of freedom, from 1958. The author defines freedom in two opposite groups: the positive and the negative. Negative freedom is understood as the absence of obstacles. Positive freedom refers to the individual’s desire to act for himself and to be his own master.

Berlin, however, makes a few caveats to positive freedom:

Such freedom can be understood not only in relation to individuals, but also to a social body (to a state, a church …), which identifies itself with the true organizer of life.

We may fall into a situation where some men repress others in order to achieve a “higher” level of freedom, which favored the collective over the individual.

From the moment that some assume to know what is best for everyone and impose themselves on the majority, there is the possibility of torture, oppression and intimidation in the name of the social whole.

So, when positive freedom is placed so as to diminish our negative freedom, there is oppression. The author points out: “Sufficient manipulation of the definition of man and freedom can be done to mean whatever the manipulator wants. Recent history has made it very clear that the question is not merely academic.” Berlin argues, then, that it is never essential to lose sight of the sense of freedom in the sense of the absence of intimidation and domination.

Made by: Matheus Estevão, Pedro Julio, Pedro Miguel, João Baggio, João Guasque, Henrique Ozorio e Henrique Yasuda.

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