Os Miseráveis: um breve resumo

13 – 18

 Após sua prisão, Jean encontra um jeito de fugir entre as barras de ferro da prisão, entregando um bilhete à Irmã da Igreja sobre todos os seus bens. Três meses depois, ele forjou sua morte,caiu no mar tentando ajudar um marinheiro e assim foi dado como morto. 

     Jean Valjean estava andando a caminho Montfermeil e encontrou Cosette carregando uma vasilha gigante de água, ele a ajuda e vai à estalagem dos Thénardier com Cosette, passa a noite lá e leva Cosette embora por mil e quinhentos francos.

       Jean Valjean e Cosette em Paris alugam uma moradia na casa Gorbeau, onde o único Inquilino é uma senhora, Jean Valjean sente um grande afeto paternal por Cosette, em Paris ela brinca e ria como nunca antes com os Thénardier. Um novo Inquilino chega mas o mesmo preocupa Jean Valjean que pega Cosette e se foi embora da casa Gorbeau.

        Nas ruas descobre que Javert q havia voltado ainda o persegue pelas ruas de Paris, quando se dá conta está num jardim e quem o recebe é Fauchelevent o homem q ele salvará quando era prefeito, que o da abrigo para ele e Cosette. 

         Jean Valjean procura ajuda no convento, onde é ajudado pelo Fauchelevent, para entrar no convento, ele é enterrado vivo e após desenterrado vai trabalhar no convento como jardineiro junto com Fauchelevent e Cosette recebe estudo e um lar, o tempo passa e Cosette cresce.

        É apresentado o último protagonista, Marius. Conta brevemente como ele sempre teve um certo medo de se aproximar do sexo oposto, até que ele viu Cosette. Ela não chamou muito a atenção no início, mas quando ele voltou a onde eles se encontravam após ficar uns meses sem ir até lá, se viu encantado pela menina. Ele descobriu um pouco mais sobre ela e Valjean, mas logo eles se mudaram.