Os Miseráveis, 21 ao 25

21
Marius consegue o endereço de Cosette através de Éponine, que havia conseguido escapar do inspetor Javert. Cosette começa a ter episódios estranhos em sua propriedade, por conta de Marius estar tentando observá-la a todo custo, mesmo que isso signifique invadir a casa da moça. Um dia, Cosette finalmente o pega, e ao notar que havia sido descoberto, o rapaz confessa seus sentimentos. Visto que a menina correspondia-os, eles se beijam, e então, finalmente, começam a se conhecer.

22
O casal passa um tempo se encontrando religiosamente, até que Cosette tem uma notícia para Marius. A garota revela que irá se mudar para Londres, e promete dar um jeito para que o romance continue. Sua ideia é que o rapaz se mude também, então Marius vai até seu avô, pedir a benção para o casamento dos dois. O senhor nega, deixando o mais jovem devastado. O moço decide ir viver sua vida com Cosette mesmo assim, mas quando estava fugindo da casa de seu avô, Éponine lhe chama para atuar em uma barricada.

23
A voz que convocou Marius para as barricadas sou como um chamado do destino, sem Cosette, o melhor fim era morrer lutando.
De repente uma voz Clara e Alegre começou a cantar para dar força aos insurgentes, era o irmão de Éponine. O confronto seria muito desigual então Javert pode se infiltrar e Gavroche descobriu, quatro homens muito fortes foram para cima de Javert, a sentença contra ele foi dada e ele seria fuzilado 10 minutos antes da barricada ser tomada, Marius chegou e conseguiu salvar dois companheiros e ouviu uma voz era de Éponine que estava muito ferida ele falou para irem mas Éponine falou que não, e que era para sentar do lado dela então ela contou que sempre foi apaixonada por ele e deu uma carta, Éponine falou para Marius prometer que ele daria um beijo em sua testa quando estivesse morta e morreu logo depois, ele fez isso e foi um lugar para ler a carta, era uma carta de Cosette, falando que iria para a Rua de l’Homme-Armé.
Marius beijou o bilhete e escreveu um para ela falando que iria morrer, e o casamento deles era impossível mas ele a ama.

24
Jean Valjean tinha o pressentimento que nunca mais retornaria a casa da rua Plumet, ele estava assustado com tudo, em sua apressada mudança, Jean Valjean não levou quase nada e ele estava muito preocupado pois Cosette apresentava todos os sintomas de alguém apaixonado, fazia um tempo que ele havia notado uma profunda mudança em seu comportamento e não sabia bem o que era até encontrar no lixo um bilhete de amor, Jean valjean viu um menino na porta do prédio da Rua de l’Homme-Armé que perguntou se ele morava ali e ele respondeu que sim, ele percebeu que o menino trazia uma carta e perguntou se ele tinha trazido a carta que estava esperando, o menino falou que era para a Cosette e Jean Valjean falou que entregava para ela, então menino foi embora e Jean Valjean entrou em casa e leu a carta e ficou tocado com que leu, então Jean Valjean foi para as barricadas para tentar salvar o amor de Cosette, ele chegou lá e viu marius mas escutou a voz de javert falando “quando vão me matar?” Jean Valjean percebeu o que estava acontecendo e falou que conhecia o homem e que queria ter a honra de executá-lo, ele agarrou javert pela gola o arrastou pela rua e tirou uma faca do bolso e falou “pode ir você está livre” javert se espantou e falou para ele tomar cuidado, Jean Valjean viu Mário desmaiado então agarrou o imediatamente, o único caminho que ele achou foi ir pelo esgoto.

25
Jean Valjean começa a caminhar com Marius em seus braços, cada vez ficando mais difícil de se movimentar, assim, perdendo o equilíbrio e caindo nas águas do esgoto, sem conseguir encontrar um lugar de apoio ele percebe que a água já se encontra na altura de seu peito, logo encontra uma pedra a que pode se apoiar e descansa. Sem certeza de que Marius está vivo ele confere nervoso, aliviado percebe que estava. Ao desabotoar a camisa encontra uma caderneta de Marius informando que queria ser levado a casa de seu avô. Jean Valjean percebe uma mão pousando sobre seu ombro, era Thénardier, vendo aquela cena pensou que o menino estava morto, por alguma causa de dinheiro. Eles sobem na carruagem e se encaminham para a casa do avó de Marius, que ao chegarem lá vê aquela cena e desaba a chorar pensando que o neto estava morto, Marius abre os olhos aos poucos e vê seu avô sorrindo. Jean Valjean e Thénardier voltam para a carruagem e Valjean pede para voltar para casa, eles vao e lá ele se despede de Cosette, Thénardier percebe que estava fazendo algo de errado e fica vidrado em seus próprios pensamentos, se encaminhando para um lugar escuro e molhado.