Hannah Arendt

Hannah Arendt foi uma filósofa política de origem alemã. Sua origem religiosa era judaica e, durante o regime nazista, sua nacionalidade foi confiscada, o que a tornou apátrida. Somente em 1951 ela conseguiu sua nacionalidade americana. 

Hanna trata-se de uma das mais importantes pensadoras do século XX, e também autora das obras: A Condição humana, As origens do totalitarismo e Eichmann em Jerusalém. 

O mal radical 

Ela tornou-se uma filósofa essencial sobre o ser humano nos anos pós-guerra, e sua análise acerca da condição do ser humano das relações éticas e da problemática do julgamento. Segundo ela, o século XX presenciou um mal muito pior do que aquilo que se imaginava. Para ela o mal se radicalizou. 

A filósofa então citou: “ O mal radical é o aniquilamento da ideia de sujeito e de indivíduo”. Esta prática ficou nítida nos campos, quando as pessoas eram reconhecidas por números e símbolos(estrelas de Davi para os judeus,as cores vermelhas para os comunistas e as cores rosas para os homossexuais), e suas famílias e nomes eram retirados de tais. 

Banalidade do Mal 

Em 1961, ela escreveu um artigo para uma famosa revista. o texto tratava-se o julgamento de um membro do governo Hitler, responsável pela concentração e evacuação dos Judeus na Alemanha. Arendt acompanhou todo o julgamento escrevendo suas impressões a respeito do nazista Eichmann. 

 A filósofa chegou a conclusão de que o réu apresentou-se no tribunal como uma pessoa simples, e o que deixou Hanna pasma e que chamou sua atenção foi a superficialidade do agente tornava impossível retraçar o mal incontestável de seus atos, em suas raízes ou motivos, em quaisquer níveis mais profundos. 

A filósofa percebeu a falta de profundidade existente em sua fala, mostrava uma falta de reflexão. Então o termo banalidade do mal foi utilizado pela filósofa para representar esta falta de profundidade que Eichmann apresentava em seu discurso . 

Responsabilidade com o mundo

Para a filósofa, o que aconteceu com Eichmann foi apenas um exemplo do que havia ocorrido com inúmeros outros membros do governo Hitler, que agiram sem consciência alguma, sem discernimento, sem refletir sobre as próprias ações. Uma das conclusões a que Arendt chegou foi que, do homem, pelo simples fato de ser capaz de agir, pode-se esperar o inesperado e o improvável. 

Arendt percebeu a necessidade de analisar o quanto as pessoas vivem alienadas da realidade, e o que isso iria resultar para a vida de uma sociedade ou de um grupo social. Arendt defendeu que é de responsabilidade dos adultos educar as crianças para um mundo sem alienação. 

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Hannah Arendt 

 Hannah Arendt was a political philosopher of German origin. Its religious origin was Jewish and, during the Nazi regime, its nationality was confiscated, which made it stateless. Only in 1951 did she achieve her American nationality. 

Hanna is one of the most important thinkers of the 20th century, and also the author of the works: The Human Condition, The Origins of Totalitarianism and Eichmann in Jerusalem. 

The radical evil 

 She became an essential philosopher about the human being in the post-war years, and her analysis of the human condition of ethical relationships and the problematic of judgment. According to her, the twentieth century saw an evil far worse than what was imagined. For her, evil has radicalized. 

 The philosopher then quoted: “The radical evil is the annihilation of the idea of subject and individual”. This practice became clear in the fields, when people are recognized by numbers and symbols (stars of David for those viewed, as red nuclei for communists and as pink nuclei for homosexuals), and their families and names were removed from them. 

Banality of evil 

 In 1961, she wrote an article for a famous magazine. the text was about the trial of a member of the Hitler government, responsible for the concentration and evacuation of Jews in Germany. Arendt followed his perceptions of the Nazi Eichmann throughout the trial.  The philosopher came to the conclusion that the defendant presented himself in court as a simple person, and what amazed Hanna and what caught his attention was the superficiality

of the agent making it impossible to retrace the indisputable evil of his acts, in their roots or motives, at any deeper levels. 

 The philosopher looks at the lack of depth in her speech, showed a lack of reflection. So the term banality of evil was used by the philosopher to represent this lack of depth that Eichmann presented in his speech. 

Responsibility to the world 

 For the philosopher, what happened to Eichmann was just one example of what had happened to countless other members of the Hitler government, who acted without any conscience, without discernment, without reflecting on their own actions. One of the conclusions reached by Arendt was that, from man, for the simple fact of being able to act, one can expect the unexpected and the improbable. 

 Arendt realized the need to analyze how alienated people are from reality, and what it would do for the life of a society or a social group. 

 Arendt defended that it is the responsibility of adults to educate children for a world without alienation.

Made by: Matheus Estevão, Pedro Julio, Pedro Miguel, João Baggio, João Guasque, Henrique Ozorio e Henrique Yasuda.

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