O casamento

Marius ficou um bom tempo entre a vida e a morte, mas depois de 4 meses estava curado. O senhor Gillenormand tinha certeza que amava mais do que nunca Marius, quanto a Mariu só se passava uma coisa na sua cabeça: Cosette, ele não a via desde as barricadas.

Certo dia Marius chegou ao senhor Gillenormand e disse “pai quero me casar” o velho o encarou e falou que não tinha nada contra e no mesmo dia eles foram visitá-la.

Então o senhor Gillenormand em nome do neto pediu Cosette em casamento, então Jean Valjean anunciou o valor do dote que daria à filha: 600.000 mil francos. O que ninguém sabia é que antes de retornar a prisão em toulon jean valjean tinha tirado o dinheiro do banco e escondido na floresta de Montfermeil.

Depois que eles se casaram, foram morar na casa do avô de Marius. 

No dia seguinte do casamento, Jean Valjean apareceu na casa de Marius e contou todo seu passado para ele, que era um antigo forçado e que já tinha roubado, etc. E depois de tudo ainda falou que Cosette não era sua filha, era uma órfã mas que a amava como se fosse sua filha.

Depois de um tempo, Marius conseguiu afastar Jean Valjean e Cosette, mas Jean Valjean continuava indo na casa deles para espiar as janelas, mas com o passar do tempo nem isso fazia mais.

Jean Valjean não saia mais de casa, a velhice tomou conta do seu corpo, ele estava fraco, já tinha dificuldade de levantar da cama, então foi escrever uma carta a cosette, do porque perdeu o contato com ela mas não conseguiu terminar de escrever a carta porque desabou em choro.

O fim de tudo

Certa noite recebeu uma carta do senhor Thénard mas nao leu e mandou a visita entrar, quando senhor Thénard entrou Marius não o reconheceu, o senhor Thénard tinha planos de morar na américa e precisava de dinheiro, e então tentou vender ao Mairus um segredo, que ele abrigava um ladrão em sua casa mas Marius já sabia disso.

Marius então se deu conta de quem estava à sua frente, ele era grato por Thénardier ter salvado seu pai em waterloo mas sabia do bandido que ele era também, Marius falou que conhecia bem Jean Valjean e nao precisa dos segredos dele mas Thénardier tinha mais informações do que Marius e algumas informações de Marius eram falsas. Depois de uma boa troca de informações, Marius descobriu quem o tinha salvado no esgoto um tempo atrás, havia sido Jean Valjean.

Marius foi correndo para a casa de Jean Valjean  com Cosette para o agradecer de ter salvado sua vida, mas tinha chegado tarde demais, depois que eles chegaram houve uma pequena troca de conversa entre os 3 e o médico que havia examinado Jean Valjean e tudo tinha acabado, Jean Valjean estava morto.