Carregando

Alerta sobre a Momo do WhatsApp


20 de agosto de 2018

Por Talita Moretto

No mês de julho, um desafio viral começou a rodar o mundo pelo WhatsApp. Um jogo de terror com uma personagem chamada “Momo”.

Uma matéria publicada pela BBC traz mais informações sobre essa assustadora brincadeira: O que é a ‘Momo do WhatsApp’ e quais são os riscos que ela representa? 

Supostamente, existe um número de telefone que está sendo massivamente divulgado. Se a pessoa enviar uma mensagem para este número a resposta virá com imagens violentas e agressivas. Além de alguns afirmarem que a Momo responde revelando informações pessoais sobre o usuário, faz ameaças e marca encontros.

 

A IMAGEM DA “MOMO” É DE UMA ESCULTURA

É importante informar-se antes de emitir opinião sobre o assunto.

A imagem que é utilizada para ilustrar a Momo não foi criada para essa finalidade do “jogo”.  Trata-se da escultura de uma mulher-pássaro, que foi exposta em 2016 numa galeria de arte em Ginza, Tóquio (Japão), e que fez parte de uma exposição sobre fantasmas e espectros.

 

ISCA PARA ROUBAR DADOS

Rodrigo Nejm, da ONG Safernet, alerta que se trata de mais uma isca usada por criminosos pra roubar dados e extorquir pessoas na Internet.

Os especialistas em crimes cibernéticos aconselham a não fomentar a cadeia de mensagens e não contatar números desconhecidos para evitar cair em fraude, extorsão ou outro tipo de ameaça. É mais um alerta para não divulgar dados pessoais na Internet, e esta orientação é para pais e filhos.

 

COMO DENUNCIAR?

Se alguém estiver “conversando” com a Momo e ela pedir algo indevido – extorsão ou um pedido de foto, por exemplo – deve-se salvar a conversa e procurar uma autoridade. Porém, é necessário exportar a conversa para o aparelho (o WhatsApp tem essa função), não basta dar “print” da tela.

 

INFORME-SE

Nós indicamos dois vídeos que explicam como surgiu a Momo e como as pessoas mal-intencionadas conseguem informações na Internet.

  1. Vídeo com explicação completa (duração de 36 minutos): Desmistificando: Momo, o perfil amaldiçoado do WhatsApp.
  2. É  um resumo do primeiro vídeo: A verdade sobre momo o perfil misterioso.

 

CONCLUSÃO

O fato é que este tipo de jogo serve de alerta aos pais sobre a necessidade de acompanhar a vida digital de crianças e adolescentes.

Recentemente, publicamos aqui no site uma matéria sobe Internet Segura com dicas de segurança que os pais podem seguir. Leia aqui:
Internet e dispositivos móveis: família e escola devem aprender a se relacionar com o mundo digital.

 

SUGESTÃO

O aplicativo Google Family Link é uma sugestão para os pais que desejam dar um smartphone aos filhos, mas sentem-se inseguros sobre o acesso que será feito.

O Family Link é um aplicativo que os pais instalam no smartphone do filho e, desta forma, conseguem ter controle sobre tudo o que ele acessa podendo, inclusive, bloquear o dispositivo, se necessário. Produzimos um texto com mais detalhes e um passo a passo de como utilizar o app: Aplicativo dá aos pais controle dos smartphones dos filhos.

 

Fica o alerta: diálogo, orientação e acompanhamento são necessários na vida real e na vida virtual também.

 

Talita Moretto é Gerente de Tecnologia Educacional no Colégio SEPAM – Ponta Grossa-PR. Mestre em educação e tecnologias digitais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal), atua nas interfaces mídia-educação e tecnologias-educação, desde 2008. É idealizadora e diretora do Sala Aberta – Criatividade, Liberdade e Inovação (salaaberta.com.br).

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Páscoa Solidária atenderá a mais de 20 instituições de Ponta Grossa

18 de abril de 2019

Ação do Colégio Sepam e da Rota da Fraternidade entrega chocolates para sete mil crianças

Durante esta semana, milhares de crianças e adolescentes de 20 instituições educacionais e...

SAIBA MAIS+

Alunos do SEPAM disputam Festival Nacional de Xadrez

18 de abril de 2019

Depois de garantir o 1º lugar geral no paranaense, enxadristas almejam a vitória nacional

Entre os dias 18 e 21 de abril, os enxadristas do Colégio Sepam participam do Festival...

SAIBA MAIS+

Ciências: Alunos do 4º ano simulam uma erupção vulcânica

12 de abril de 2019

Bicarbonato de sódio, vinagre e corante alimentício. Utilizando esses “ingredientes” caseiros juntamente com argila e garrafa pet os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio SEPAM fizeram...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam