Carregando

Alerta sobre a Momo do WhatsApp


20 de agosto de 2018

Por Talita Moretto

No mês de julho, um desafio viral começou a rodar o mundo pelo WhatsApp. Um jogo de terror com uma personagem chamada “Momo”.

Uma matéria publicada pela BBC traz mais informações sobre essa assustadora brincadeira: O que é a ‘Momo do WhatsApp’ e quais são os riscos que ela representa? 

Supostamente, existe um número de telefone que está sendo massivamente divulgado. Se a pessoa enviar uma mensagem para este número a resposta virá com imagens violentas e agressivas. Além de alguns afirmarem que a Momo responde revelando informações pessoais sobre o usuário, faz ameaças e marca encontros.

 

A IMAGEM DA “MOMO” É DE UMA ESCULTURA

É importante informar-se antes de emitir opinião sobre o assunto.

A imagem que é utilizada para ilustrar a Momo não foi criada para essa finalidade do “jogo”.  Trata-se da escultura de uma mulher-pássaro, que foi exposta em 2016 numa galeria de arte em Ginza, Tóquio (Japão), e que fez parte de uma exposição sobre fantasmas e espectros.

 

ISCA PARA ROUBAR DADOS

Rodrigo Nejm, da ONG Safernet, alerta que se trata de mais uma isca usada por criminosos pra roubar dados e extorquir pessoas na Internet.

Os especialistas em crimes cibernéticos aconselham a não fomentar a cadeia de mensagens e não contatar números desconhecidos para evitar cair em fraude, extorsão ou outro tipo de ameaça. É mais um alerta para não divulgar dados pessoais na Internet, e esta orientação é para pais e filhos.

 

COMO DENUNCIAR?

Se alguém estiver “conversando” com a Momo e ela pedir algo indevido – extorsão ou um pedido de foto, por exemplo – deve-se salvar a conversa e procurar uma autoridade. Porém, é necessário exportar a conversa para o aparelho (o WhatsApp tem essa função), não basta dar “print” da tela.

 

INFORME-SE

Nós indicamos dois vídeos que explicam como surgiu a Momo e como as pessoas mal-intencionadas conseguem informações na Internet.

  1. Vídeo com explicação completa (duração de 36 minutos): Desmistificando: Momo, o perfil amaldiçoado do WhatsApp.
  2. É  um resumo do primeiro vídeo: A verdade sobre momo o perfil misterioso.

 

CONCLUSÃO

O fato é que este tipo de jogo serve de alerta aos pais sobre a necessidade de acompanhar a vida digital de crianças e adolescentes.

Recentemente, publicamos aqui no site uma matéria sobe Internet Segura com dicas de segurança que os pais podem seguir. Leia aqui:
Internet e dispositivos móveis: família e escola devem aprender a se relacionar com o mundo digital.

 

SUGESTÃO

O aplicativo Google Family Link é uma sugestão para os pais que desejam dar um smartphone aos filhos, mas sentem-se inseguros sobre o acesso que será feito.

O Family Link é um aplicativo que os pais instalam no smartphone do filho e, desta forma, conseguem ter controle sobre tudo o que ele acessa podendo, inclusive, bloquear o dispositivo, se necessário. Produzimos um texto com mais detalhes e um passo a passo de como utilizar o app: Aplicativo dá aos pais controle dos smartphones dos filhos.

 

Fica o alerta: diálogo, orientação e acompanhamento são necessários na vida real e na vida virtual também.

 

Talita Moretto é Gerente de Tecnologia Educacional no Colégio SEPAM – Ponta Grossa-PR. Mestre em educação e tecnologias digitais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal), atua nas interfaces mídia-educação e tecnologias-educação, desde 2008. É idealizadora e diretora do Sala Aberta – Criatividade, Liberdade e Inovação (salaaberta.com.br).

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Alunos do Sepam conquistam medalhas no Canguru de Matemática 2020

23 de novembro de 2020

15 estudantes foram premiados em diferentes categorias do concurso

Em um ano onde muitas mudanças impactaram a vida e a rotina de estudo de jovens no mundo todo, manter a prática...

SAIBA MAIS+

Depois de seis meses, xadrez do Sepam participa de competição presencial e garante medalhas

5 de novembro de 2020

Enxadristas conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze em Circuito realizado em SC

No último final de semana, os enxadristas do Colégio Pontagrossense – SEPAM participaram do...

SAIBA MAIS+

Atletas do Sepam vão em busca do bicampeonato nos jogos eletrônicos dos JEPs

3 de novembro de 2020

Alunos estão sendo preparados para competir na modalidade League of Legends, em novembro

A 65ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEPs) será menor em volume de modalidades...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam