24 de outubro de 2017
Os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) do Colégio Sepam, participaram de uma atividade envolvendo as técnicas do jogo de xadrez e o aplicativo “Chess Clock”, que foi instalado nos iPads do colégio, com a finalidade de desenvolver a concentração, a paciência e o raciocínio.
O professor de xadrez do Sepam, Lucas Silvestre Borges, explica que o uso do relógio traz mais dinamismo para as partidas, agilidade na tomada de decisão e habilidade na organização do tempo. “O objetivo do jogo com o Chess Clock não é apenas dar o ‘xeque –mate’, pois se nenhum dos jogadores conseguir o lance, será o vencedor aquele que utilizar menos tempo na partida. Esta é a finalidade do relógio”, explica Borges.
A atividade aconteceu na disciplina de Educação Física, no mês de setembro, durante o terceiro bimestre letivo. O xadrez foi um dos conteúdos trabalhados devido aos seus benefícios cognitivos, como concentração, paciência e raciocínio.
“A disciplina de Educação Física fornece vários elementos que contribuem na formação do aluno, e no Colégio Sepam procuramos sempre explorar os conteúdos dessa área da melhor forma possível. Estamos sempre inovando as aulas”, conta o coordenador de Educação Física do colégio, Luiz Marcelo de Lara.
O Sepam também possui destaque nacional em competições de xadrez. O Colégio já conquistou seis vezes o título nos Jogos Escolares do Paraná e levou medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude, na edição nacional, em 2011 e 2013, e em novembro deste ano o aluno Lucas Dolatto Milleo e o técnico Lucas Silvestre Borges, pelo Colégio Sepam, representarão novamente o Paraná na edição nacional dos jogos.