19 de outubro de 2017
Projeto faz parte do programa bilíngue do Colégio Sepam
Inspirados nas famosas vendas de garagem, comuns nos Estados Unidos, os alunos do 5º ano do Colégio Sepam participaram do “Garage Sale”. O projeto, que faz parte do programa bilíngue da instituição, foi uma experiência de compra e venda de produtos em inglês, além de promover interação, sustentabilidade e ter cunho social.
Envolvendo a interdisciplinaridade, durante este bimestre os temas “compra e venda” foram tratados nas aulas do Learning Center: “Desenvolvemos atividades e exercícios em Estudos Sociais, Artes, Games e Matemática, para os alunos adquirirem familiaridade com o assunto”, explica Luanda Abrão de Carvalho, professora do Learning Center Sepam.
Para colocar os conhecimentos em prática, os pequenos praticaram o desapego. “A ideia repercutida foi que algo que já não serve mais para uma pessoa pode servir para outra. Assim, eles trouxeram objetos, principalmente brinquedos, em bom estado, mas que estavam sem uso”, explica Jéssica Moro, coordenadora de Línguas Estrangeiras do Colégio. Os produtos foram separados por categorias – livros, games, bonecas e carrinhos – e precificados em dólares pelos próprios alunos.
Depois, as crianças trocaram R$ 15 por dólares Sepam – na conversão 3 por 1 – em uma casa de câmbio especialmente providenciada para o evento e operada por alunos do 4º ano. Em seguida aconteceu o momento de compra e venda dos produtos. Separados em grupos, os mais de 90 alunos, tiveram a oportunidade de negociar dos dois lados do balcão. “Destacou-se a o interesse deles no poder de escolha, já que a compra era livre, e não havia interferências dos professores. As crianças participaram do processo de compra e venda falando em inglês.”, conta Jéssica.
O valor arrecadado com a conversão dos dólares no projeto será revertido em latas de leite em pó, que serão doadas pelo Grupo da Cidadania Sepam ao Projeto Sementes de Vida da UEPG.