8 de junho de 2018
A musicalização é trabalhada por meio da linguagem artística
Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do SEPAM têm como parte do currículo as aulas de música. Por meio de atividades lúdicas, eles desenvolvem a percepção sonora, a sensibilidade, a expressão corporal e a concentração. Além disso, esse tipo de aula contribui com o desenvolvimentos afetivo, cognitivo e psicomotor das crianças.
“Quando a música é ensinada com dedicação e carinho ela forma novos ouvintes, artistas talentosos ou apenas pessoas calmas e sensíveis. Tudo o que a criança vive e sente é extremamente importante para ela”, relata a professora de música, Adriane Azevedo.
Nas séries iniciais, a musicalização é trabalhada por meio da linguagem artística e os estudantes já aprendem as propriedades do som: altura, intensidade, timbre e duração. De acordo com Adriane, o conteúdo abordado permite que o ambiente escolar fique mais alegre. “Os exercícios musicais tranquilizam os alunos e reduzem o estresse em diversos momentos das atividades curriculares, podendo auxiliar na aprendizagem de todas as disciplinas”, afirma.
O Colégio promove anualmente projetos que envolvem a música, como Coral Adulto, Canta Sepam, Mostra de Talentos e a Cantata de Natal, além de outros eventos no calendário escolar.