30 de outubro de 2017
Projeto pretende expandir reciclagem do Isopor® para escolas municipais
Alunos de escolas particulares de Ponta Grossa se reuniram na última semana (26/10) no auditório do Colégio Sepam para a capacitação da primeira Brigada Ambiental Escolar da cidade. Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre reciclagem e cuidados com o meio ambiente, a Brigada é uma parceria entre o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Movimento ViraMais e da Meiwa, indústria que fabrica embalagens de EPS.
A capacitação sobre o destino correto do Poliestireno Expandido (EPS), conhecido como Isopor®, foi ministrada por Ivam Michaltchuk. A partir de agora, um grupo de estudantes das escolas particulares participantes – Colégio Sepam, Sagrado Coração de Jesus, Sagrada Família e Colégio Marista – irá compor em cada escola a Brigada Ambiental Escolar de Ponta Grossa, projeto pioneiro no país. Cada grupo vai “apadrinhar” escolas públicas municipais disseminando os conhecimentos adquiridos sobre reciclagem aos alunos dessas escolas.
“O objetivo é expandir o projeto de reciclagem do EPS, que já ocorre nas instituições particulares, também para as escolas municipais. Assim a cidade contará com maior número de pontos para recolhimento de embalagens em Isopor® uma vez que após as palestras será instalado o coletor específico para EPS na escola municipal na qual ocorra o trabalho ”, explica Osni Mongruel Junior, presidente regional do Sinepe/PR e diretor do Sepam.
O evento de capacitação contou com a presença de Aparecida de Oliveira Castanho, da Secretaria Municipal de Educação, Jussara Borgo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cibele Guaringue, representando o Marista, Scheila Weigert, do Sagrado Coração de Jesus, Beatriz Figueroa, do Sagrada Família e Luiz Henrique de Oliveira, do Colégio Sepam, além de Osni Mongruel Junior e Maria de Fátima Rodrigues, coordenadora do Sinepe/PR