Carregando

Sepam oferece clubes de estudos para ampliar o conhecimento dos alunos


25 de novembro de 2021

O Colégio já conta com o tradicional Clube da Matemática e, a partir do mês de outubro, terá também um Clube da Ciência 

As atividades extraclasse são consideradas por profissionais da educação como suporte no processo de ensino e de aprendizagem. O Colégio Pontagrossense Sepam é um dos que constantemente investe em iniciativas extracurriculares para otimizar a formação dos alunos, proporcionando aulas de dança, teatro, robótica e Clube da Matemática, por exemplo. Neste mês de outubro, uma outra novidade será implantada na instituição, o clube da ciência, programado para iniciar na próxima sexta-feira (8). 

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Sepam, Sônia Mongruel, o objetivo da criação do grupo é possibilitar que os alunos ampliem o aprendizado das questões de ciências naturais e da área da tecnologia. Nesse sentido, o clube visa não só a realização de experimentos, mas também, ao aprofundamento do conhecimento científico.  

Podem participar do clube estudantes de 6º ano a 9º ano do ensino fundamental. Os encontros acontecerão sempre às quintas-feiras, no período da tarde (contraturno escolar). Além disso, uma professora estará disponível para orientar os adolescentes.  

“Os alunos terão autonomia para definirem o objeto da pesquisa que querem conduzir. Contaremos com materiais de laboratório e com a instrução de uma docente. O nosso intuito é debater os tópicos relacionados a: terra e universo; vida e ambiente; ser humano; saúde, tecnologia e sociedade”, destaca a coordenadora. 

Ainda conforme Sônia, um dos objetivos da criação do clube da ciência é fomentar a importância da produção científica no país. “Acreditamos que criar a condição para os estudantes aprenderem a produzir ciência, estaremos incentivando-os a continuarem nesse caminho, posteriormente. O objetivo do clube é possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades e competências, além de treinarem a proatividade e a criatividade”, ressalta. 

O Colégio também mantém o Clube da Matemática, que conta com aproximadamente 70 alunos, divididos por turmas, para trabalhar com questões de sala de aula e desenvolver o raciocínio lógico, por meio da solução de problemas. Um dos objetivos do grupo é voltar o olhar para as Olimpíadas de Matemática, que já premiou diversos alunos, resultado também do bom andamento das atividades do Clube. Os encontros acontecem nas terças-feiras, no período da tarde. 

A professora mestre em Ensino da Matemática, Bianca Holm de Oliveira, é quem dirige o Clube da Matemática. Para ministrar as aulas, a docente conta com a parceria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que a fornece treinamento. Segundo Bianca, a iniciativa é importante para que os adolescentes tenham contato com a matemática utilizada no dia a dia.  

“Há alunos que sempre dizem que matemática é difícil e que não é útil no dia a dia. O clube de estudos permite que os alunos vivenciem na prática, e com a resolução de problemas, como a disciplina está envolvida em diversas situações do cotidiano. O intuito dos encontros é trazer a matemática, de forma simples e diferenciada, aos estudantes. O contato que os adolescentes possuem, por exemplo, com a construção de sólidos geométricos e instrumentos de medidas e comprimento os auxilia na resolução de problemas do dia a dia e também em provas, como as Olímpiadas de Matemática”, sustenta Bianca. 

Os alunos interessados em participar dos clubes de estudos do Colégio Sepam podem entrar em contato com os professores responsáveis ou com a secretaria da instituição, pelo telefone 3225-2677. 

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Colégio Sepam está com matrículas abertas

3 de fevereiro de 2022

As aulas iniciam em fevereiro O Colégio Pontagrossense Sepam se prepara para mais um ano letivo. Com o retorno das aulas programado para o início de fevereiro, professores e equipe pedagógica se[...]

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam se prepara para implantação do Novo Ensino Médio

3 de janeiro de 2022

Extensão da carga horária, itinerários formativos, Projeto de Vida e novas atividades serão ofertadas a partir de 2022  O Novo Ensino Médio entra em vigor no Paraná a partir do próximo ano letivo.[...]

SAIBA MAIS+

Sepam promove Cantata de Natal entre os dias 8 e 10 de dezembro

7 de dezembro de 2021

Sepam promove Cantata de Natal entre os dias 8 e 10 de dezembro  O Colégio Pontagrossense Sepam realiza, entre os dias 8 e 10 de dezembro, a tradicional Cantata de Natal. As apresentações acontecem às[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam