24 de outubro de 2019
Foram publicados seis livros que trazem como temática os 80 anos do Colégio
Acontece nesta sexta-feira, dia 25, em solenidade especial no Clube Ponta Lagoa, o lançamento dos livros do Projeto Literário Coletâneas Sepam 2019. Parte integrante da disciplina de Produção Textual, a iniciativa permeia os anos finais do Ensino Fundamental com a finalidade do desenvolvimento da escrita, sendo um dos projetos pedagógicos do Colégio, realizado desde 2017. Seis obras, sendo duas em inglês, com textos de autoria dos alunos foram publicadas na edição deste ano.
Para a coordenadora pedagógica do Sepam, Sônia Mongruel, esse projeto é o coroamento de todo o trabalho, realizado em sala de aula, quanto ao desenvolvimento da oralidade e da escrita dos estudantes. “Não são todas as pessoas que têm a habilidade da escrita tão desenvolvida, por isso, ver aquele aluno que tem mais dificuldade conseguir organizar suas ideias e colocá-las no papel, expressando-se por meio do texto, e ainda ver essa produção publicada em um livro, é maravilhoso. Estamos orgulhosos com os resultados desse trabalho”, enaltece.
A partir da temática “Sepam 80 anos” foram trabalhados os gêneros textuais: conto, carta pessoal, narração, poema e autobiografia. Além dos textos, os alunos também fizerem as capas e as ilustrações que compõem as obras. Para a professora do 7º ano, Ana Caroline Cavanhari Neumann, este projeto incentiva a formação de escritores. “Os alunos se sentem valorizados porque os textos serão lidos por outras pessoas. Eles passam a perceber a importância do escritor e da literatura”, diz.
A professora de português de 8º e 9º anos, Marcela Marabeli, trabalhou narração e poema. Por meio desses gêneros os alunos voltaram ao passado, conheceram histórias de ex-professores, alunos e funcionários do Colégio, e relembraram os momentos marcantes que eles próprios passaram dentro da instituição. Para ela, o envolvimento deles no processo justifica os objetivos do projeto. “Não buscamos autores prontos, mas as peculiaridades dos nossos alunos escritores, deixando-os livres para revelar o conhecimento de mundo e as experiências que possuem”, destaca.
Ana Marina Giebeluka, professora que conduziu o trabalho com os alunos do 6º ano, também acredita que o projeto é uma forma de fazer os alunos perceberem a importância da escrita para a sociedade. “Eles são tão novos e já têm a oportunidade de fazer o texto sair da sala de aula e ficar à disposição do público. Isto é muito significativo para eles e para os familiares”, assinala.
Professora de inglês, Jaqueline Zanluchi acredita que este trabalho revela a confiança que os professores têm nos alunos. “Estamos colocando os alunos em evidência, incentivando que produzam e mostrem seu trabalho porque sabemos que eles têm capacidade de ir longe”, finaliza.