Carregando

Sepam fomenta importância do esporte com realização dos Jogos Interséries


25 de novembro de 2021

Iniciadas em outubro, as disputas seguem até 26 de novembro 

Ponta Grossa, outubro de 2021 – O Colégio Pontagrossense Sepam iniciou, em outubro, o 41º Jogos Interséries Professor Altair Mongruel (Jispam). A iniciativa visa ao desenvolvimento e à formação dos alunos tanto sob o aspecto físico, como emocional e social.  Neste ano, as competições ocorrem até 26 de novembro, nas dependências da instituição, e envolvem estudantes da Educação Infantil até a 2ª série do Ensino Médio.  

O Jispam é organizado em três etapas para atender às diferentes faixas etárias. De acordo com o coordenador de Esportes do Sepam, Ben Hur Chiconato, a intenção é possibilitar que as crianças participem dos jogos, mas de forma equivalente às habilidades e competências de cada idade.  

Os estudantes do 6º ano ao Ensino Médio, participam das disputas nas modalidades de basquete, futsal, voleibol, handebol, queimada, xadrez e tênis de mesa. Já os alunos do 1º ao 5º ano têm as atividades realizadas durante as aulas de Educação Física, e envolvem apenas os fundamentos de esportes, como bola ao cesto, chute ao gol, saque livre e arremessos do handebol. Enquanto isso, os alunos da Educação Infantil participam de atividades lúdicas, direcionadas à pratica da atividade física e esportes.  

Segundo Chiconato, a intenção do Jispam é possibilitar que os alunos da instituição tenham contato não só com as diversas modalidades, mas, também, com o aprendizado pessoal que o esporte proporciona. “A competição fortalece nos alunos a organização, incentiva a tomada de decisões, o trabalho em equipe, o controle das emoções e o sentimento do competir. Quando o esporte é bem conduzido, ele proporciona a possibilidade de adquirir valores, tanto na vida pessoal, quanto no âmbito profissional e estudantil”, destaca o coordenador, que possui especialização em Pedagogia do Esporte. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as pessoas sejam regularmente ativas para obter uma saúde física e mental de qualidade. Apesar da orientação, 47% dos brasileiros não atingem os níveis mínimos recomendados de atividade física, conforme pesquisa recente divulgada pelo órgão.   

 A contribuição do esporte para a saúde e formação do cidadão 

Além da organização do Jispam, o Colégio Sepam também incentiva os alunos desde pequenos na prática de atividade física, tanto por meio das aulas de Educação Física, quanto na participação em diversas competições a níveis municipal e estadual, com a realização de treinamentos específicos para diversas modalidades, como basquete, voleibol, handebol, futsal, ginástica rítmica, judô, xadrez, tênis de mesa, expressão corporal e taekwondo.  

O atleta Leonardo Herai Borges, 16 anos, começou a praticar esportes no Sepam, aos cinco anos de idade. Na época, o garoto praticava futsal, judô e xadrez. Aos dez anos aventurou-se também no tênis de mesa. Apesar de gostar de vários esportes, foi no xadrez que o atleta obteve boa parte de suas conquistas. A modalidade lhe rendeu cinco conquistas do Campeonato Paranaense de Xadrez, Vice-Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar (2017), Vice-Campeonato Brasileiro no sub 14 (2019), Vice-Campeonato dos Juegos Sudamericanos Escolares (2019) e o título de Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar Online (2020). Os valores que o atleta elenca como os principais aprendidos com as experiências são senso de superação, disciplina e respeito.  

“O Colégio tem uma estrutura de qualidade, somado a professores e técnicos com experiência. Dessa forma, os alunos aprendem e se animam desde cedo a praticar as atividades nas aulas de Educação Física. Graças ao esporte, pude me tornar a pessoa que sou hoje e tive a oportunidade de fazer amizades fora do estado e do país, além de eu poder aprender outras culturas”, sustenta o enxadrista, que recebeu o título de atleta modelo na abertura da edição de 2021 do Jispam. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (18).  

Lívia Maraí Kincheski Marques, 16 anos, aluna do Ensino Médio do Colégio Sepam, viu no esporte uma forma de colocar o respeito, a disciplina, a otimização do tempo e a organização em prática. Praticante de handebol, voleibol e basquete, também foi na instituição que ela deu os primeiros passos da iniciação esportiva. “Estar em ambientes esportivos é onde eu sinto que sou eu mesma, é quando sei que posso me sentir livre e aproveitar ao máximo o meu tempo, com bastante alegria. As atividades esportivas me tornam uma pessoa melhor, mais sociável e com disciplina em todas as áreas de minha vida”, finaliza a estudante. 
 

Matrículas 2022  

O incentivo ao esporte e a disponibilização da estrutura para a prática das atividades esportivas é apenas um dos diferenciais do Colégio Sepam, de Ponta Grossa. A instituição conta também com aulas de robótica; High School, em parceria com a Universidade de Missouri, dos Estados Unidos; implementação do programa de educação socioemocional Líder em Mim; aulas de yoga e incentivo às práticas saudáveis no dia a dia; além de aulas de dança, música, teatro e ginástica.   

As matrículas para o ano de 2022 já podem ser feitas por meio do site do Sepam. Para mais informações, contate o (42) 3225-2677.  

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam oferecerá cursos de Astronomia, Empreendedorismo e Mídias Digitais em inglês, em parceria com a Texas Tech University

27 de fevereiro de 2023

Os cursos estarão disponíveis para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio O Colégio Pontagrossense Sepam abre as matrículas para novos cursos extracurriculares de[...]

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam celebra Valentine’s Day com os alunos abordando o amor ao próximo

17 de fevereiro de 2023

Durante esta semana, o Colégio Pontagrossense – SEPAM realizou atividades com os alunos em celebração ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados), que é comemorado em diferentes países,[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam premiações em torneio de xadrez de Piraí do Sul

16 de fevereiro de 2023

Dois participantes ficaram com as segundas colocações em suas categorias e outros dois conquistaram a 3ª e 4ª posições Quatro atletas ponta-grossenses do sub-14 e sub-12 representaram o Colégio Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

    Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam