28 de fevereiro de 2020
Lei municipal permite direcionar até 60% do valor pago em imposto para projetos que atraiam turistas a Ponta Grossa
O Colégio Pontagrossense Sepam patrocinará, neste ano, sete iniciativas que promovem a educação, a cultura e o turismo no município. Na lista estão: Torneio de Tênis dos Campos Gerais, Corrida na Roça, I Sul Brasileiro de Bibliotecários e 6º Encontro Paranaense de Bibliotecários, Congresso SulBiotec (Rede de Biotecnologia da Região Sul) e IV Copa Sul de Orientação, que juntos devem reunir um público superior a 2 mil pessoas.
O patrocínio é possível porque o Sepam, empresa de lucro real, está enquadrado na Lei Municipal 12.066, de 2014, que prevê a destinação de parte do valor do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) pago para eventos que visem a atração de turistas. Desta forma, o Colégio continua pagando 100% do imposto devido aos cofres públicos, porém até 60% é direcionado – via Município – para os eventos.
O diretor do Colégio Sepam, Osni Mongruel Júnior, explica que o patrocínio é destinado a eventos que estejam alinhados com os valores da instituição de ensino. “A tributação dos nossos serviços educacionais é da ordem de 34%. É muito alto o custo dos impostos repassados às mensalidades. Como não podemos deixar de recolher esses valores fazemos todas as destinações das leis de incentivo para projetos da nossa cidade. Apoiamos o Fundo da Criança e Adolescente, o Fundo do Idoso, o Fundo do Esporte, projetos da Lei Rouanet e também estes projetos agora viabilizados pela Lei de Incentivo ao Turismo. Esta possibilidade que a prefeitura de Ponta Grossa oferece é uma forma a mais de mantermos os recursos gerados aqui no município fazendo o bem para as pessoas que aqui vivem e ainda trazendo mais pessoas de fora para conhecerem nossas atividades culturais e educacionais”, esclarece o diretor.
Para a turismóloga e responsável por projetos patrocinados pela lei, Karen Kobilarz, a legislação municipal é muito importante justamente em razão do apoio à realização de eventos. “Existe vontade de realizar eventos e fomentar a vinda de turistas para a nossa cidade, mas por falta de recursos muitas vezes as boas ideias são inviabilizadas. Esta lei de incentivo faz com que eventos que seriam realizados em outros estados brasileiros aconteçam em Ponta Grossa”, explica Karen.
Copa Sul de Orientação (corrida com bússola e mapa em mãos)
Data: 12 a 15 de março de 2020
Promoção: Federação Paranaense de Orientação e Clube de Orientação Princesa dos Campos e Clube de Orientação de Curitiba
Local: Clube Princesa dos Campos (sede campestre), Porto Brazos e Fazenda Tainá (Itaiacoca)
Público: 300 pessoas
Corrida na Roça
Data: 29 de março de 2020
Local: Guaragi
Data: 12 e 13 de junho de 2020
Local: Fazenda Vila Velha (a confirmar)
Data: 07 e 08 de novembro de 2020
Local: Serradinho em Itaiacoca
Promoção: Cavali Pró-Eventos
Público: 1.200 pessoas (400 em cada etapa)
I Sul Brasileiro de Bibliotecários
6º Encontro Paranaense de Bibliotecários
Data: 06 a 08 de maio de 2020
Promoção: FAUEPG
Local: Anfiteatro do Bloco A da UEPG e/ou Auditório da Biblioteca Pública
Público: 200 pessoas
Congresso SulBiotec
Data: 04 a 07 de agosto de 2020
Promoção: Rede de Biotecnologia da Região Sul
Local: UTFPR
Público: 450 pessoas
Torneio de Tênis dos Campos Gerais
Data: 27 a 30 de agosto de 2020
Promoção: Cavali Pró-Eventos
Local: Clube Guarani
Público: 150 atletas