30 de outubro de 2017
O Colégio, referência na cidade, atua na educação desde 1939 construindo gerações de sucesso
O Colégio Sepam comemora neste mês de outubro 78 anos. Atuando na educação básica e colaborando com o engrandecimento da comunidade da região, o Colégio cresceu junto com Ponta Grossa, fazendo da instituição uma das mais tradicionais dos Campos Gerais.
Guiados pelo propósito de fundar uma instituição que faria a diferença na educação do município Roberto Emilio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel estabeleceram as bases do Colégio Sepam em 1939. “No período, por conta da instalação da linha férrea na cidade e consequentemente por seu desenvolvimento como importante polo comercial, havia a necessidade de uma educação privada de qualidade. A instituição inicialmente trabalhou com cursos semelhantes aos tecnólogos de hoje e ao longo dos anos passamos a oferecer o ensino básico”, conta o atual diretor da instituição, Osni Mongruel Junior.
Anos depois, em 1993 foi inaugurada a segunda unidade do Colégio, em Castro. Como empresa familiar, a administração do Sepam atualmente está na quarta geração, seguindo o ideal de seus fundadores aliando tradição e modernidade. Para Junior, desde a sua fundação o Colégio sempre esteve à frente de seu tempo. “Trabalhamos para levar desenvolvimento educacional e social para nossos alunos. Contamos com uma equipe de educadores experientes, comprometidos e competentes para oferecer ensino forte e de qualidade”, afirma.
Como um exemplo de inovação e vanguardismo em 2013, o Sepam deu início a seu Programa Bilíngue, onde os alunos desde a Educação Infantil aprendem conteúdos curriculares simultaneamente em português e inglês. Em 2014 o Colégio ampliou sua estrutura física crescendo em mais de 2500m² a área destinada à Educação Infantil. A partir de 2015 o Colégio trouxe para Ponta Grossa o primeiro programa de High School dos Campos Gerais. Em parceira com a Universidade do Missouri (EUA), o programa oferece a dupla diplomação aos estudantes da região: o norte-americano e o brasileiro.
Além do ensino básico, o Colégio também oferece cursos pré-vestibulares há mais de 40 anos, se consolidando com um o líder de aprovação da ciadas nas principais universidades do país. Em sua história, a instituição acumula destaques no ensino, tendo conquistado, por exemplo, a primeira colocação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos sete anos, de forma consecutiva, além de ocupar 35% das vagas de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desde a existência do curso na cidade. No esporte, o Colégio já recebeu diversos troféus em competições regionais, municipais e nacionais, sendo que em novembro deste ano terá um aluno representando o Paraná no nacional de Xadrez.
O Sepam se destaca também no protagonismo juvenil, proporcionado que o estudante esteja envolvido com a comunidade por meio de diversos projetos sociais consolidados, como o mais antigo deles: Grupo da Cidadania, com 18 anos de atuação; Menarca, que completou 15 anos recentemente, além do Step by Step e EcoPAM. “Todas as atividades realizadas diariamente com os alunos colaboram para que eles façam parte de gerações de sucesso. Em 78 anos já formamos mais de 50 mil alunos, atendendo diversas gerações de famílias”, conta o diretor.
Futuro
Para os próximos anos, o Sepam pretende ampliar sua estrutura. “Antecipando-se à legislação do horário integral, o planejamento visa expandir a estrutura física do colégio em Ponta Grossa oferecendo mais atividades e ainda mais qualidade de Educação para alunos da Educação Infantil ao Pré-Vestibular”, finaliza Osni Mongruel Junior.