28 de agosto de 2017
Alunos do Sepam, em Castro, praticam o esporte no contraturno escolar
Além das atividades e brincadeiras tradicionais, como futebol, vôlei e queimada, a patinação artística passa a fazer parte dos esportes disponíveis no Colégio Sepam de Castro, na região dos Campos Gerais. Reunidos em grupos, meninos e meninas se aventuram em patins de quatro rodas e em coreografias diferenciadas sempre acompanhados de um eclético repertório musical.
Com o crescimento da popularidade deste esporte, o Colégio resolveu atender um pedido dos alunos e incluir a patinação artística em sua programação. E a adesão dos estudantes surpreendeu: hoje são 23 alunos que estão sendo treinados pela professora Vera Soethe Giehl. Patinadora profissional, ela já ministrou aulas do esporte em Santa Catarina e já levou um grupo de atletas para apresentações pelo Brasil e também internacionais.
No Sepam, as aulas de patinação artística são dadas no contraturno escolar, duas vezes por semana no Ginásio de Esportes do Colégio. Ao todo são três meninos e 20 meninas que participam das atividades. São alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental I, que utilizam patins tradicionais de quatro rodas, sempre com o apoio da música.
A professora conta que o esporte, que vem crescendo em todo o Brasil, pode trazer melhorias para o sistema respiratório e cardiovascular, sem contar que é uma ótima atividade para queimar calorias. “Além de ajudar na concentração, no equilíbrio, trabalha a lateralidade, desperta o interesse pela música e é benéfico para a respiração”, explica.