9 de agosto de 2019
Durante a aula de Química desta semana, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio SEPAM realizaram uma experiência a fim de reconhecer, a partir de uma substância identificadora, quais produtos utilizados no dia a dia, tais como soda cáustica, detergente e água sanitária, possuem características ácida, básica ou neutra, e como identificá-las em alimentos e produtos.
O objetivo principal da professora de Química, Cinthia Eloise Domingues, foi desmistificar alguns pré-conceitos que colocam a química como algo ruim e danoso. “As concepções populares, das experiências do nosso cotidiano, como desentupir uma pia, podem gerar confusão e até distorcer o entendimento de como uma substância funciona. Por isso, realizamos essa atividade prática, unida à teoria aprendida em sala de aula, onde os alunos puderam entender melhor a composição dos produtos e a importância da química”, explica Cinthia.
As substâncias analisadas foram: laranja, vinagre, água de torneira, sal amoníaco, bicarbonato de sódio, água sanitária, sabão em pó, detergente, leite, soda cáustica e açúcar. “O extrato indicador foi adicionado a cada substância, que apontou mudanças na coloração, identificando assim o seu caráter ácido-base”, finaliza a professora.