18 de setembro de 2017
Promovido pelo Colégio Sepam de Ponta Grossa, o Projeto Menarca reúne adolescentes do colégio e da comunidade para bate-papo sobre gravidez na adolescência, DSTs, entre outros temas relacionados à saúde das meninas.
O Projeto Menarca de promoção à saúde feminina, do Colégio Sepam de Ponta Grossa, no Paraná, completa neste mês 15 anos de atuação. Criado em 2002, o programa que visa conscientizar e orientar adolescentes em fase de menarca – 1° menstruação – já alcançou 60 mil meninas.
Promovendo encontros com palestras e bate-papo entre jovens da mesma faixa etária, o projeto atende escolas públicas, entidades sociais e a comunidade em geral, orientando meninas de 12 a 16 anos sobre os riscos das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e os problemas da gravidez na adolescência.
Como diferencial, quem conduz os debates do Menarca são as próprias alunas do Colégio Sepam. Após orientações e qualificação com profissionais da área da saúde feminina, as voluntárias, com idade entre 14 e 16 anos, realizam encontros com as jovens atendidas pelo Projeto Menarca, sem a presença de professores, de outros adultos e também sem a presença dos meninos.
Segundo a orientadora do projeto e professora de Educação Física do Sepam, Larissa Pasturczak, o diálogo sem a presença de um adulto torna o debate mais dinâmico e amplo. “São meninas falando com meninas sobre assunto de meninas. Elas não se sentem intimidadas e ficam mais à vontade para discutirem assuntos íntimos”, destaca.
Desde a sua criação, o Menarca foi implantado em outras cinco cidades do Paraná e Santa Catarina.
Iniciativa de sucesso, o programa conquistou quatro prêmios nacionais: Prêmio Escola de Incentivo à Prevenção de DST`s, Aids e drogas (UNESCO/ONU – 2003)), Prêmio Jovem Semeador (Iberá Sementes – 2004), Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ODM Brasil (Governo Brasileiro – 2005) e Prêmio Construindo a Nação (CNI/SESI – 2007).
O Colégio Sepam ainda realiza outros projetos direcionados à comunidade da região de Ponta Grossa, como Grupo da Cidadania, Step by Step e ECOPAM. Jacob Cavagnari, coordenador pedagógico e de projetos do Sepam conta que a participação dos alunos em programas sociais de forma voluntária é importante na formação cidadã dos alunos: “Acreditamos nos jovens e quando eles se integram em projetos voluntários, vemos um crescimento do aspecto humanitário, com mudanças que fazem a diferença na sociedade”.
Para o diretor do Colégio Sepam, Osni Mongruel Junior, o projeto evidencia sempre as características presentes em outros projetos da instituição, como a educação de pares e o protagonismo juvenil. “Neste caso temos as nossas alunas ensinando outras jovens alunas. Isto é ensinar muito mais”, afirma.