11 de julho de 2019
Com o objetivo de discutir temas atuais e presentes no cotidiano de crianças e adolescentes, como bullying, machismo e a valorização da vida, os alunos do 7º ano do Colégio SEPAM participaram, durante o segundo bimestre, do projeto “Você é especial e eu também”, que contemplou atividades envolvendo as disciplinas de Produção de Texto, Literatura e Filosofia.
Conduzido pelas professoras Ana Caroline Cavanhari Neumann e Rubia Caroline Janz, o trabalho iniciou com a narração de “Você é especial!”, de Max Lucado, que estimula a reflexão sobre as qualidades e os defeitos de cada pessoa. No conto, o personagem Eli é um marceneiro que constrói xulingos – bonecos de madeira com características e sentimentos humanos. A partir disso, os alunos foram incentivados a criar seus próprios bonecos e produzir um texto contando como tinha sido a vida do seu xulingo até aquele momento, quais eram suas características, suas dificuldades e seus planos para o futuro.
Para a professora Ana Caroline, é importante conversar com os alunos sobre esse assunto, pois as dificuldades que derivam de distúrbios emocionais aparecem recorrentemente na adolescência. “A importância de desenvolver as habilidades da inteligência emocional é permitir que os alunos reconheçam suas próprias emoções e, também, tenham mais empatia pelas emoções do outro e aprendam a maneira mais adequada de lidar com elas”, afirma.
Para finalizar o projeto, as turmas receberam a visita da psicóloga Tais Alves, que conduziu um bate-papo respondendo dúvidas e questionamentos dos alunos. Posteriormente, foram realizadas pesquisas e a produção de cartazes de conscientização, que ficaram expostos nos murais do colégio.