5 de dezembro de 2017
Os alunos participaram de palestras com jornalistas e criaram jornais escolares com notícias do colégio
Um dos conteúdos programáticos do quarto bimestre das turmas do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Sepam é “jornal”. E para deixar essa aula mais próxima da realidade, além de trabalhar as características de um jornal, a diferença entre notícia e reportagem, as professoras reforçaram a importância deste como veículo de informação e promoveram atividades práticas.
No mês de outubro, os alunos participaram de duas palestras; uma com o jornalista Tavinho Luck, que falou sobre o formato das matérias publicadas em revista e frisou as diferenças entre a linguagem formal e a informal. Na sequência, os alunos tiveram uma conversa com a jornalista de educação, Talita Moretto, que também é a gerente de Tecnologia Educacional do Sepam. Talita falou sobre como o conteúdo é disposto nas páginas do jornal, a importância da capa, das notícias e do papel do jornalista enquanto transmissor de informação.
Para finalizar o trabalho, em novembro, as três turmas participaram de uma oficina de jornal escolar. Em equipes, os alunos criaram um jornal cujo público-alvo (leitores) deveria ser os alunos do Colégio Sepam. Os próprios alunos deram um nome e escolheram as notícias mais relevantes para seu jornal; incluíram também dicas de leitura, de jogos e assuntos variados de entretenimento. Eles utilizaram recortes de revistas e de jornais para ilustrar suas matérias, e produziram desenhos.
Na avaliação das professoras, o trabalho foi bastante produtivo, pois elas conseguiram aliar a teoria com a prática profissional e com o exercício em sala de aula. “Com esse tipo de trabalho as crianças conseguem captar um pouco essa relação escola e mundo real, escola e profissão, aproxima os alunos da realidade”, avalia a professora Giselle Gehlen.