19 de setembro de 2017
Além das aulas de educação física que integram o currículo escolar obrigatório, a programação do contra turno inclui zumba, ioga e os tradicionais vôlei, futsal, entre outros
Preocupado com a necessidade da prática de atividades físicas pelas crianças e adolescentes, o Colégio Sepam disponibiliza opções variadas para estimular o aluno a escolher um esporte para chamar de seu. Além das aulas de educação física que integram o currículo escolar obrigatório, a programação do contra turno inclui vários esportes: futsal, basquete, vôlei, judô, handebol, tênis de mesa, atletismo, queimada, expressão corporal, ginástica rítmica, ioga, zumba e xadrez.
Buscando dar continuidade aos estímulos que a criança possui em casa, no clube ou nos momentos de lazer, a educação física do Colégio organiza o aprendizado corporal por etapas. “Isso acontece em todos os momentos, além da oferta de jogos, lúdicos ou não, o aluno recebe estímulos que promoverão uma melhor coordenação motora e também uma maior socialização”, explica Luiz Marcelo Lara, coordenador de Educação Física do Sepam. As atividades são orientadas conforme a faixa etária, buscando incentivar a prática de esportes.
Benefícios do esporte
O coordenador de esportes do Sepam alerta sobre os cuidados que devem ser tomados na hora da prática de atividade física. “Dentro do colégio o esporte é muito proveitoso quando bem orientado. O resultado de vitória ou derrota é contingência da disputa, e o professor deve trabalhar o ensino no momento em que se vence assim como no momento em que se perde”, orienta Ben Hur.
O estimulo da prática de exercícios constantes pode evitar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, que atingem atualmente, um terço das crianças entre 5 a 9 anos de idade, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o incentivo às atividades físicas dentro das escolas é fundamental para a manutenção da saúde.
“Além de proporcionar benefícios à saúde, como prevenção da obesidade e desenvolvimento motor adequado para a idade, a prática de esporte contribui também para uma maior socialização, gerando benefícios, como aprender a ganhar e perder, respeito, noções de coletividade, companheirismo e relacionamento com jogadores da equipe e com adversários”, complementa Lara.