29 de março de 2019
Na tarde de quarta-feira (27), as alunas voluntárias do Projeto Menarca, desenvolvido pelo Colégio SEPAM desde 2002, participaram de uma roda de conversa com a ex-aluna, Aline Czezacki Kravutschke. Jornalista e consultora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). Aline contou sobre sua vida profissional e o quanto a participação no Projeto influenciou em sua carreira. O objetivo do encontro foi a troca de experiências
“Entrar no Menarca aos 11 anos de idade me trouxe grandes realizações e auxiliou na construção dos meus valores pessoais. O SEPAM, por meio do Menarca, foi fundamental na minha formação pessoal e também na profissional engajada que me tornei”, diz Aline.
As jovens conversaram sobre HIV, AIDS, gravidez na adolescência, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outros assuntos que envolvem a fase da menarca. Ao final, Aline presenteou as voluntárias 2019 com três importantes publicações do UNAIDS: “Guia de Terminologia do UNAIDS”, “Prevenção Combinada do HIV” e “Zero Discriminação nos Serviços de Saúde”.
Maria Clara Muller, aluna da 2ª série do Ensino Médio e voluntária do Menarca, enfatiza que o bate-papo foi enriquecedor. “Com os relatos da Aline, de suas experiências enquanto voluntária do Menarca, foi possível perceber que apesar das gerações terem mudado, hoje nós ainda vivemos em parte a mesma realidade e discutimos esses assuntos.Todas as informações acrescentam para nós enquanto alunas e nos ajudarão nos próximos encontros com as adolescentes”, comenta.
Coordenado pela professora Larissa Anyela Pasturczak, o projeto Menarca promove encontros entre as alunas do SEPAM e meninas de escolas públicas e entidades sociais em fase de menarca (1ª menstruação). O projeto já recebeu prêmios importantes, tais como: Prêmio Construindo a Nação (CNI/SESI – 2007), Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ODM Brasil (Governo Brasileiro – 2005) e Prêmio Escola de Incentivo à Prevenção de DST`s, Aids e drogas (UNESCO/ONU – 2003).