29 de maio de 2019
Na última semana, as turmas do 5º ano do Colégio SEPAM estudaram o conteúdo sobre frações, na disciplina de Matemática, de forma inovadora: por meio da confecção de bolos de cenoura. A atividade foi conduzida pelas professoras Daniela Aparecida Fabricio, Francine Mayara Gomes e Juliane Fidelis.
Com as quantidades dos ingredientes os alunos puderam identificar as frações que existiam na receita e, a partir disso, o que o denominador representa em uma fração. “Com a produção do bolo eles conseguiram compreender melhor e mais facilmente os conceitos que envolvem esse conteúdo”, explica a professora Francine (5ª A).
Depois de assados, os bolos foram cortados em pedaços para os alunos observarem os componentes da fração, como fração própria, imprópria e números mistos. “Com o processo finalizado, o intuito era que eles percebessem que de acordo com o número de alunos na sala de aula eles tinham uma parte inteira e outra fracionária”, conclui a professora Daniela (5ºB).