25 de abril de 2019
Os alunos do período estendido do Colégio SEPAM receberam, na última quarta-feira(17), os alunos da Escola Municipal Othon Mader que participam do projeto “Invasão Poética”. Foram declamados poemas de Cecília Meireles, Rosana Rios e Vinícius de Moraes. Como forma de agradecimento, no final da apresentação os alunos SEPAM presentearam os alunos da escola Othon Mader com um cartão produzido por eles acompanhado de um chocolate.
A coordenadora pedagógica da Escola Othon Mader, Rita Valéria Soares, explica que o gênero textual poema é trabalhado durante o ano todo com os alunos. Segundo Rita, é um eixo bem explorado e que desperta nos alunos o gosto pela leitura, escrita e declamação. “Participando deste projeto os alunos desenvolvem aspectos que auxiliam em sua alfabetização, como oralidade, memória, dicção, além de influenciar em suas vidas dentro e fora da escola”, afirma.
Para a coordenadora pedagógica do período estendido do SEPAM, Giselle Gehlen, é importante essa interação entre alunos da rede municipal e particular. “Esse encontro, além de valoroso, possibilitou que os alunos percebessem a importância que existe em abordar esse gênero textual, pois, de forma descontraída, a poesia estimula leitura, interpretação, criação e reflexão, despertando nossas emoções. Não consiste apenas em aprender sobre literatura brasileira, estrofes e versos, mas sim em desenvolver aspectos que auxiliam na formação cidadã dos alunos”, explica.
O projeto “Invasão Poética” é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação de Ponta Grossa que desenvolve a performance dos estudantes e leva música e poesia para o público por meio de intervenções artísticas na comunidade. Acontece desde 2013 e, atualmente, participam 84 escolas e 65 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Neste ano, as atividades iniciaram em março e vão até outubro.