11 de outubro de 2019
Nas aulas de Filosofia das turmas do 6º ano uma atividade diferenciada marcou o fechamento do terceiro bimestre: uma eleição política simulada em sala de aula. Além de muito aprendizado, esse tipo de atividade proporciona aos alunos uma experiência prática e fortalece a importância da Filosofia para a sociedade e para a vida.
Já é o segundo ano que o professor Marcos Trancoso realiza esse trabalho com as turmas e aprova os resultados. “Os alunos se dedicam muito nessa atividade, percebem a importância de terem propostas bem desenvolvidas porque é por meio delas que conseguem os votos para a eleição e, o principal, compreendem a importância do voto consciente em uma eleição real”, destaca.
A partir do conteúdo sobre Política, o professor trabalhou democracia, ética e virtudes. Os alunos foram divididos em grupos para montar as “chapas políticas” e pôr em prática o que aprenderam nas discussões; eles criaram os logotipos para os partidos e escreveram propostas para: educação, cultura e sociedade. Cada partido teve a oportunidade de apresentar suas intenções de governo.
O diferencial dos partidos vencedores, de acordo com Trancoso, foi a organização dos grupos e a retórica na apresentação dos projetos. “Um grupo desorganizado, que não consegue expor suas ideias, acaba demonstrando um possível despreparo. Cumprir o prazo, elaborar propostas coesas, organizar-se para que cada integrante do grupo cumpra a sua função e apresentar as propostas de forma clara fez a diferença no resultado”, garante o professor.
6º ano A
6º ano B
6º ano C