26 de outubro de 2020
O interesse pela leitura e pela escrita sempre esteve muito presente na vida da estudante, Alexia Liz, que cresceu observando o pai escrever livros técnicos. Em 2018, na 2ª série do Ensino Médio no Colégio Pontagrossense Sepam, a jovem escreveu o seu primeiro livro. A aventura romântica “Pynian – O Começo do Fim”, com 430 páginas, a qual foi apresentada na 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no ano passado. Agora ela está lançando o e-book “Para cada Grão do Mundo”, e já tem mais cinco obras em andamento.
“Esta obra foi uma questão de inspiração, de momento, quando eu percebi, já estava quase acabando. Tenho vários projetos em andamento, mas alguns inspiram-me mais que outros”, conta Alexia.
Grande incentivador da filha, Sérgio Stevan Júnior observa que um diferencial dos textos da Alexia é que são adequadas para várias faixas etárias. “Eles se encaixam facilmente dos 8 aos 80 anos de idade, pois são leves e este último, especialmente, tem algumas lições fortes que nos fazem pensar. Eu me emocionei ao ler este livro”, observa Sérgio.
Para o diretor do Sepam, Osni Mongruel Junior, é sempre motivo de orgulho saber que os ex-alunos estão seguindo com projetos e objetivos iniciados quando eram estudantes do Colégio.
Hoje, Alexia cursa o 1º ano de Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Sobre a obra
O livro “Para cada Grão do Mundo”, com 230 páginas, conta a história de Jackson, um homem que, apesar de conviver com a misofobia (fobia a germes), almeja viver uma vida da forma mais comum que conseguir. Entretanto, sua condição acaba por lhe restringir e limitar em todos os tipos de relacionamentos. Uma questão central neste livro é tentar mostrar a busca contínua de Jackson por diversas formas de ultrapassar cada obstáculo que encontra em sua vida, mesmo com todas as dificuldades e limitações.