16 de agosto de 2018
Atletas são alunos do Colégio Sepam e foram classificados durante a 65ª edição dos Jogos Escolares do Paraná
A cidade de Ponta Grossa será representada no xadrez nos Jogos Estudantis da Juventude – fase nacional dos Jogos Escolares de cada estado – por dois estudantes do Colégio Sepam. Lucas Milléo e Leonardo Borges já estão se preparando para a competição, que acontece entre 12 e 25 de novembro, em Natal (RN).
Lucas, de 16 anos, foi classificado por seu bom desempenho nas fases dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), Classe A (15 a 17 anos). Ele encerrou a competição no último dia 11 de agosto, em Campo Mourão, com o primeiro lugar no xadrez rápido e a medalha de bronze no xadrez relâmpago, além do segundo na categoria por equipes junto com os enxadristas Clemerson Krum e Alexandre Fanckin – 2º colocado no xadrez rápido. O enxadrista é bicampeão paranaense de xadrez, atual campeão dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS-2018) e também já representou Ponta Grossa nos jogos nacionais em 2017, trazendo a medalha de 4º lugar.
O atleta Leonardo Herai Borges, 13 anos, conquistou a medalha de bronze dos JEPS, na Classe B (11 a 14 anos) e o troféu de campeão geral por equipes no xadrez masculino, garantindo assim a vaga para representar o estado no nacional. Leonardo é bicampeão paranaense de xadrez e atual campeão dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS-2018), na categoria sub 14.
Segundo Lucas Borges, professor de xadrez do Sepam, o treino e a prática com outros competidores é fundamental para o crescimento dos alunos. “Nossos alunos terão três meses de treinamento intenso, com três horas diárias de preparação. O intuito é continuar participando de outras competições locais e regionais”, assinala Borges.