11 de dezembro de 2019
O enxadrista do Colégio Pontagrossense Sepam, Leonardo Hisao Herai Borges, conquistou a prata para o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, que aconteceu de 01 a 06 de dezembro em Assunção, no Paraguai. A equipe brasileira de Xadrez ainda garantiu o quarto lugar por equipes.
Além de Leonardo (Paraná), representaram o Brasil nos Jogos os enxadristas Luiz Henrique da Silva Bugança e Letícia Soethe Brand (Santa Catarina) e Mariana Sawae Kikuchi Cadilhac (São Paulo).
Leonardo começou a treinar xadrez no Sepam com 7 anos de idade e foi convocado para os Jogos Sul-Americanos após sagrar-se, neste ano, campeão Paranaense sub 14, campeão dos JEPs categoria B, dos Jogos dos Comerciários (Jocom) – SESC Paraná, dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs) e vice-campeão brasileiro sub 14.
“Foi um grande torneio com muito aprendizado esportivo e também cultural. Representar o nosso país é muito gratificante. Nós estamos contentes e esperamos voltar em outra oportunidade”, comemora o técnico de Xadrez do Sepam, Lucas Silvestre Borges, que é pai de Leonardo e também foi convocado pela Confederação.
Com a classificação, o Sepam melhorou sua colocação nessa competição. Em 2013, a aluna Lara Carolina Malanoski e o técnico Lucas também participaram dos Sul-Americanos, que aconteceram em Mar del Plata (Argentina), e trouxeram o bronze para Brasil.