Carregando

Curso ofertado no Colégio Sepam possibilita que alunos criem projetos práticos na área da Robótica


22 de fevereiro de 2022

Estudantes aprendem conceitos de montagem mecânica dos equipamentos, programação e inteligência artificial

O curso de Robótica oferecido de forma extracurricular é uma das iniciativas implementadas em 2021 pelo Colégio Pontagrossense Sepam. O Maker Robotics dá aos alunos participantes a oportunidade de desenvolver projetos e aprender, na prática, alguns conteúdos transmitidos de modo teórico em sala de aula. O curso voltou a ser oferecido neste ano na instituição, com vagas ainda disponíveis para as matrículas.

Yasmin Schoemberger é uma das alunas que participou do curso em 2021. Na época, a estudante desenvolveu como projeto experimental um controle de videogame para jogos de carros. Para ela, a dinâmica das aulas e o fato de poder aliar a teoria com a prática foi bastante enriquecedora. “O que eu mais gostei é que a proposta me fez entender, por exemplo, assuntos de Física de maneira mais divertida e acessível. A robótica contribuiu para minha formação porque demonstrou, experimentalmente, assuntos de difícil compreensão, além de ensinar programação e robôs, tópicos em alta e que provavelmente terão um papel de destaque no futuro”, ressalta Yasmin.

Ainda em 2021 outros projetos foram criados pelos estudantes, como o dispenser automático, que consistiu na criação de um bebedouro que não exige o toque humano para a liberação da água, apenas da aproximação da garrafa/copo. Os alunos também desenvolveram jogos eletrônicos e um planetário em impressora 3D.

Segundo o professor de robótica, Evandro Kafka, o curso visa, principalmente, ensinar aos alunos alguns conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Stem). “O intuito é transformar os adolescentes em criadores de conteúdos tecnológicos. Queremos que eles não sejam apenas consumidores, mas que também criem seus próprios jogos, aprendam o funcionamento da tecnologia e solucionem problemas do dia a dia”, sustenta Kafka.

O curso de Robótica oferecido no Sepam é desenvolvido em parceria com a startup Clube de Robótica, responsável pelos materiais didáticos (composto por robôs, livros, peças eletrônicas, LEDs, baterias, motores, entre outros) e pelos professores. As aulas são presenciais, acontecem no contraturno escolar e são ofertadas a alunos matriculados a partir do 1º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. Mais informações pelo telefone (42) 3225-2677.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Com títulos no handebol, xadrez e tênis de mesa na macrorregional, Sepam avança para fase final dos JEPs

23 de junho de 2022

O Colégio representará Ponta Grossa na última etapa da competição estadual Os atletas do Colégio Pontagrossense Sepam conquistaram as primeiras colocações no handebol (masculino B), xadrez (feminino[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam medalhas por melhores desempenhos na Olímpiada Nacional de Ciências

20 de junho de 2022

No Brasil, apenas 5% dos participantes da 2ª fase da ONC recebem condecorações de ouro, prata ou bronze Sete alunos do Colégio Pontagrossense Sepam conquistaram medalhas na Olimpíada Nacional de[...]

SAIBA MAIS+

Com incentivo aos jogos colaborativos, alunos do Sepam aprendem na prática lógica do ganha-ganha

3 de junho de 2022

A iniciativa faz parte do programa Líder em Mim, que tem como um dos objetivos instigar o protagonismo estudantil Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pontagrossense Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam