27 de junho de 2019
As turmas do Infantil 5 do Colégio SEPAM estão estudando sobre as manifestações artísticas que encontramos pela cidade, dentre elas o grafite. A técnica foi abordada a partir do tema “Arte em todo lugar”, que faz parte do conteúdo curricular. O assunto tornou-se mais interessante quando as crianças foram para a prática e puderam pintar como grafiteiros. A atividade foi conduzida pelas professoras Isabela Mendes, Livia Franciele Grochovski, Paula Giulce Giradi e Ramayane Xavier Batista Porto.
Em sala de aula, as crianças debateram com as professoras as diferenças entre grafite – considerada uma arte por ser baseada em desenhos, mais elaborada, e por expressar algo que o artista quer representar – e a pichação – ato de escrever ou rabiscar, considerada vandalismo e contestada por muitas pessoas.
“Além de uma atividade escolar, esse foi também um trabalho de conscientização social. É importante que os alunos conheçam as diferenças entre grafite e pichação e compreendam que ambos, a sua maneira, são formas de expressão”, comenta a professora Ramayane (Infantil 5 A)
Para a professora Paula (Infantil 5 B), a atividade permitiu aos alunos expressarem seus sentimentos por meio da arte, além de ser uma experiência divertida. “Essa prática de pintura fez com que os alunos ficassem envolvidos na atividade e mais interessados no assunto”, finaliza.