Carregando

Com textos produzidos por alunos, Sepam apresenta 5ª edição do Projeto Literário


25 de novembro de 2021

Seis obras foram produzidas, quatro em português e duas em inglês 

 Ponta Grossa, novembro de 2021 – O Colégio Pontagrossense Sepam concluiu os trabalhos da 5ª edição do Projeto Literário Coletâneas Sepam, com os livros produzidos pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Cada estudante recebeu um exemplar das obras, na manhã desta sexta-feira (19), em sala de aula. A iniciativa faz parte dos projetos pedagógicos do Colégio desde 2017.  

 

Os textos foram construídos e lapidados durante as aulas de Produção de Texto, no primeiro semestre de 2021. A professora Marcela Marabeli Pagano de Oliveira é uma das idealizadoras do projeto. A docente conta que a ideia inicial foi incentivar os alunos a escreverem e, assim, tornar a produção textual mais atrativa para os adolescentes. “O fato de muitos alunos não se sentirem motivados a praticar a escrita nos mobilizou a idealizar um projeto que os fizesse compreender a importância da atividade para a formação deles. A intenção foi desenvolver uma ação que desse aos estudantes autonomia, liberdade e protagonismo para desenvolver os textos”, explica a professora.  

 

O projeto contempla a publicação de um livro do 6º e um do 7º ano; dois livros do 8º e dois livros do 9º ano (um em português e outro em inglês). Os alunos também são responsáveis pela capa, ilustrações e fotografias, produzidas com a supervisão da professora de Arte, Jéssyka Fipke.  

 

Na edição de 2021, os alunos do 6º ano, com a orientação da professora Ana Caroline Neumann, trabalharam o gênero poema visual; no 7º ano, a professora Isabela Mendes abordou histórias em quadrinhos; no 8º ano, as professoras Ana Paula Delezuk e Marcela Marabeli Pagano de Oliveira trabalharam crônicas; e a paródia foi o gênero escolhido para os alunos do 9º ano, que foram acompanhados pela professora Ana Rosely Troyner Yamamoto. As turmas de 8º e 9º anos também produziram livros em inglês, a partir de um trabalho realizado no projeto bilíngue do Colégio pela professora Jaqueline Zanluchi. Os alunos do oitavo ano escreveram receitas de família e os do nono, produziram cartuns.  

 

Para a coordenadora pedagógica do Sepam, Sônia Mongruel, um dos pontos principais do projeto é colocar o aluno como coautor de uma obra, que será lida por muitas pessoas, e não somente pela professora da turma. “O trabalho incentiva a leitura e traz um novo significado para a escrita porque os estudantes têm a consciência de que se comunicarão com outras pessoas, então precisam dar sentido ao que vão escrever para que o leitor consiga entender a mensagem que está sendo passada. É, também, uma oportunidade de revelar a criatividade, até mesmo, descobrir possíveis dons”, destaca.  

 

O aluno do 9º ano, Francisco Galvão Coloda, participa desde a 2ª edição do projeto, lançada em 2018, quando ele cursava o 6º ano. O garoto afirma que o trabalho traz inúmeros benefícios. “O projeto literário libera nossa criatividade, nos ensina sobre novos gêneros literários, nos ajuda a melhorar a produção textual e a nos expressarmos. No meu caso, também foi importante para que eu pudesse pensar no futuro, como no livro ‘Uma carta para mim’ (2019), e no passado, como na obra ‘O ano que eu não planejei’ (2020). Como o colégio oferece projeto bilíngue, produzimos textos em inglês também, o que auxilia na compreensão da língua”, diz Francisco.   

O Projeto Literário Coletâneas Sepam é supervisionado pelas coordenadoras pedagógicas Sônia Mongruel (geral), Juliana Dallarmi Gil (6º a 8º ano) e Giselle Gehlen (9º ano). Os livros, de todas as edições, também estão disponíveis no formato digital no site do Sepam 

 

Matrículas  

O Projeto Literário é apenas um dos diferenciais do Colégio Sepam, de Ponta Grossa. A instituição conta também com aulas de robótica; High School, em parceria com a Universidade de Missouri dos Estados Unidos; implementação do programa de educação socioemocional Líder em Mim; aulas de yoga e incentivo às práticas saudáveis no dia a dia; além de aulas de dança, música, teatro, ginástica e treinamentos esportivos.   

As matrículas para o ano de 2022 já podem ser feitas por meio do site do Sepam. Para mais informações, contate o (42) 3225-2677.  

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam oferecerá cursos de Astronomia, Empreendedorismo e Mídias Digitais em inglês, em parceria com a Texas Tech University

27 de fevereiro de 2023

Os cursos estarão disponíveis para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio O Colégio Pontagrossense Sepam abre as matrículas para novos cursos extracurriculares de[...]

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam celebra Valentine’s Day com os alunos abordando o amor ao próximo

17 de fevereiro de 2023

Durante esta semana, o Colégio Pontagrossense – SEPAM realizou atividades com os alunos em celebração ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados), que é comemorado em diferentes países,[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam premiações em torneio de xadrez de Piraí do Sul

16 de fevereiro de 2023

Dois participantes ficaram com as segundas colocações em suas categorias e outros dois conquistaram a 3ª e 4ª posições Quatro atletas ponta-grossenses do sub-14 e sub-12 representaram o Colégio Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

    Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam